O Washington Post assinou um acordo com o OpenAI na terça -feira, permitindo que a startup de inteligência artificial da Microsoft, exiba, resuma e cite o conteúdo do jornal no ChatGPT.
Quando os usuários pedem ao Chatbot Viral, o ChatGPT exibe “resumos, trechos e links” para postar relatórios, “sempre com atribuição clara e links diretos para artigos completos, para que as pessoas possam explorar tópicos com mais profundidade e contexto”, de acordo com um comunicado divulgado pelas duas empresas.
O Washington Post, que pertence ao fundador da Amazon, Jeff Bezos, está apostando no uso da IA no ano passado, lançando ferramentas de IA como “Ask the Post AI” e “Respostas climáticas”, bem como resumos e áudios gerados pela inteligência artificial, de acordo com a declaração.
O acordo é o mais recente de uma série de parcerias do Openai com veículos de mídia, já existem mais de 20 grupos editoriais e mais de 160 publicações envolvidas, segundo o comunicado. Em outubro, o OpenAI iniciou uma parceria com o conglomerado de mídia Hearst, responsável por veículos como Houston Chronicle, San Francisco Chronicle, Esquire, Cosmopolitan, Elle, entre outros. Com essa parceria, produtos como ChatGPT e SearchGPT podem usar conteúdo de mais de 20 marcas de revistas e mais de 40 jornais.
A Openai anunciou uma parceria semelhante em agosto com Condé Nast, proprietário de marcas como Vogue, The New Yorker, GQ, Vanity Fair e Wired.
Em junho, o Openai e o Time anunciaram um “Contrato de Conteúdo de vários anos”, permitindo o acesso ao OpenAI aos artigos atuais e arquivados dos mais de 100 anos de história da revista.
O OpenAI pode usar o conteúdo da equipe “para melhorar seus produtos”, de acordo com a revista, provavelmente também para treinar seus modelos de IA.
Em maio passado, o Openai anunciou uma parceria com a News Corp., dando à empresa acesso ao conteúdo atual e arquivado de veículos, como o Wall Street Journal, Marketwatch, Barron’s, New York Post e outros. O Reddit também anunciou um contrato com o OpenAI no mesmo mês, permitindo que o criador do ChatGPT treine seus modelos de IA com o conteúdo da plataforma.
Outros veículos e organizações jornalísticas têm reagido de maneira mais agressiva para proteger seus negócios diante da presença crescente de conteúdo gerado por IA.
O Centro de Relatórios Investigativos, a mais antiga redação jornalística dos EUA, processou o OpenAI e seu principal financiamento, Microsoft, em um tribunal federal em junho passado por supostas violações de direitos autorais – seguindo o exemplo de veículos como o New York Times, Chicago Tribune e New York Daily News.
O New York Times também entrou com uma ação contra a Microsoft e o Openai, alegando violações da propriedade intelectual pelo uso de seu conteúdo jornalístico no treinamento do ChatGPT. O jornal disse na época, que procurou responsabilizar as empresas por “bilhões de dólares em danos legais e reais” relacionados a “cópia ilegal e uso dos trabalhos exclusivos e valiosos das equipes”, de acordo com um documento apresentado ao Tribunal Distrital de Nova York dos EUA. Openied contestou como o jornal caracterizou os fatos.
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Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.