A Internet já está em aproximadamente Noventa por cento Famílias brasileiras, de acordo com a última pesquisa divulgada pelo Ibge. O aumento da banda larga fixa e móvel, ligada a um processo de urbanização do país, imposto Um crescimento no número de casas conectadas nos últimos anos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O requisito dos usuários para a qualidade do sinal também incremento no mesmo ritmo. Com mais possibilidades Para se conectar ao sofá em casa, no quarto ou em um escritório doméstico, o volume de dados consumidos em Trabalho e entretenimento. Portanto, convidamos Márcio Fabbris, executivo com vinte anos de experiência no setor de telecomunicações e CEO da NIOpara escrever um artigo sobre os desafios dos fornecedores e as soluções com o uso de alta tecnologia para melhorar progressivamente a experiência do usuário brasileiro da Internet.
Márcio Fabbris, CEO da Nio
Por Marcio Fabbris, CEO da Nio
A nova era da internet fixa é Alteração do endereço. Agora a parada final é o experiência em casa. Antes do debate girar em torno do velocidade contratada ou o tipo de cabo que chegou à porta, agora o valor real está no Desempenho Wi-Fi nos quartosna estabilidade da conexão e na fluidez da experiência digital.
Tecnologias como Wi-Fi 6Assim, redes de malha e apoio baseado em inteligência artificial anunciar uma transformação silenciosa, mas decisiva: a Internet do futuro não será medida em megas, mas em eficiênciaAssim, Personalização e confiabilidade.
As correções da Internet no Brasil já têm quase três décadas de história, mas foi apenas no último 10 anos que viveu seu maior salto qualitativo: a chegada de fibra óptica. Essa onda substituiu o cobre e suas limitações por uma tecnologia capaz de fornecer navegação mais robusta, adequada para transmissãoReuniões on -line, jogos reais -tempo e uso simultâneo de vários dispositivos.
Com a redução dos custos de fibra e equipamento, o setor observou o surgimento de mais de 10.000 provedores regionais. Mas o ciclo de expansão acelerado deu lugar a um novo estágio: mais maduro, mais exigente e Entrega centrada.
Leia também:
A AT&T comprará negócios de fibra óptica de lúmen por US $ 5,75 bilhões
Telefônica brasil compra fatia de La Caisse em Fibrasil por R $ 850 milhões
O estudo de viabilidade da fibra óptica submarina será levado ao Brits Bank, diz o Ministro
Agora entramos em um Nova onda de internet fixa. Desta vez, o avanço não está no cabo, mas o que acontece depois dele. Não basta ter fibra para o modem: É essencial garantir que o sinal funcione bem em Todos os ambientes da casaSem zonas mortas, bloqueio ou quedas constantes.
É aí que tecnologias gostam Wi-Fi 6Assim, malha e Redes de fibra de qualidade tornar -se protagonistas. Eles expandem o alcance, reduzem o latência e apoio dezenas de conexões simultâneas – Seguindo os novos hábitos digitais com mais inteligência.
O mais importante: esta nova fase requer preditivoCapaz de antecipar e resolver problemas antes que o cliente perceba. Soluções baseadas em inteligência artificial e Aprendizado de máquina possibilite oferecer uma jornada mais fluida conectada.
Hoje, grande parte da insatisfação relatada pelos usuários Não tem relacionamento com a rede externa, mas com o Desempenho Wi-Fi: O sinal não chega à sala, o vídeo trava, o SO -chamado falhou mesmo com a Internet contratada. Isso abre espaço para um novo papel no setor: Concierge digital.
O operador que se compromete a cuidar do casa conectada Como um ecossistema – otimizando o sinal, adaptando o serviço às rotinas e antecipando falhas – estará em uma posição de vantagem. É sobre oferecer um experiência completacom soluções que fazem parte da vida diária do usuário invisívelconfiável e personalizado. Um verdadeiro “Wi-Fier pessoal”.
Demanda por redes resilienteAssim, inteligente e adaptável Não para de crescer. Isso inclui Casas inteligentesRealidade virtual, trabalho remoto, jogos em nuvem e muito mais. Mas atender a esse novo padrão exigirá mais do que bons roteadores.
Será necessário investir em estado -of -a tecnologiaAssim, inteligência de dados e Modelos de relacionamento digital mais eficiente e transparente. Poucos estarão prontos para esse desafio – e é exatamente onde está oportunidade.
O crescimento do setor virá menos que a ativação de novos clientes e mais Migração e retenção com base na confiança. A disputa será vencida por aqueles que podem entregar um conexão estávelSuporte ágil e Soluções feitas de alfaiate Para o digital diário das pessoas.
Quem está preparado para liderar essa transformação? O futuro da Internet fixa será definida não por aqueles que prometem mais megasMas por aqueles que garantem conexões que funcionam. A experiência não é mais um detalhe e se tornou o centro do relacionamento do cliente. E quem entende que isso primeiro sairá à frente.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings