Em janeiro, o CEO de NvidiaAssim, Jensen Huang, Isso fez com que as ações de empresas de computação quântica caíssem quando ele disse que 15 anos seriam um prazo “muito cedo” para considerar o momento em que a tecnologia se tornaria útil. Na época, ele afirmou que 20 anos seria o prazo que “muitas pessoas acreditariam”.
Em seus comentários iniciais na quinta -feira (20), Huang fez comparações entre empresas quânticas que ainda não geram receita e os primeiros dias da Nvidia. Ele disse que levou mais de 20 anos para a Nvidia construir seu negócio de software e hardware.
Huang também ficou surpreso com o impacto que suas palavras tiveram no mercado e brincou que não sabia que algumas empresas de computação quântica estavam listadas no mercado de ações.
“Como uma empresa de computação quântica pode ser pública?” Perguntou Huang.
O evento contou com painéis de representantes de 12 empresas e startups de computação quântica, representando uma espécie de trégua entre a NVIDIA, que fabrica computadores tradicionais e a indústria de computação quântica. Vários executivos quânticos contrariaram as declarações de Huang.
Um terceiro painel incluiu representantes da Microsoft e da Amazon Web Services, que também estão investindo em tecnologia quântica e são alguns dos clientes mais importantes da Nvidia.
A NVIDIA tem outro motivo para adotar a computação quântica. À medida que os computadores quânticos estão sendo desenvolvidos, grande parte da pesquisa sobre eles é feita através de simuladores em computadores poderosos, como os vendidos pela Nvidia.
Também é possível que um computador quântico precise de um computador tradicional para operá -lo. A NVIDIA está trabalhando para fornecer tecnologia e software para integrar unidades de processamento gráfico (GPUs) e chips quânticos.
“É claro que a computação quântica tem o potencial e todas as nossas esperanças de ter um impacto extraordinário”, disse Huang na quinta -feira. “Mas a tecnologia é incrivelmente complicada”.
A Nvidia anunciou nesta semana que construirá um centro de pesquisa de Boston para permitir que as empresas quânticas colaborem com pesquisadores da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O centro incluirá vários racks dos servidores Blackwell da empresa.
A computação quântica é um sonho de físicos e matemáticos desde os anos 80, quando o professor Richard Feynman, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, propôs a idéia de um computador quântico pela primeira vez.
Enquanto os computadores clássicos usam bits 0 ou 1, bits dentro de um computador quântico – que podem ser conectados ou desconectados com base na probabilidade. Os especialistas estabelecem que a tecnologia poderá resolver problemas com enormes quantidades de soluções possíveis, como códigos de decifração, entregas de roteiro ou simulação de química ou clima.
Nenhum computador quântico ainda superou um computador tradicional para resolver um problema real e útil. No entanto, o Google disse que no final do ano passado descobriu uma maneira de corrigir erros.
Uma das perguntas abordadas no painel foi se a computação quântica poderia ameaçar empresas como a NVIDIA, que fabrica computadores baseados em transistor.
“Há muito tempo, alguém me perguntou: ‘Então, para que é a computação rápida -acelerada?'”, Disse Huang no painel. A computação acelerada é uma expressão que ele usa para se referir aos tipos de computadores com a GPU fabricada pela NVIDIA.
“Eu disse, há muito tempo, porque eu estava errado, que substituiria os computadores”, disse ele. “Será assim que a computação será feita e tudo, tudo será melhor. E acabou”.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.