Pequim – Alibaba, Tencent e JD.com relataram lucros nesta semana que não apenas refletiram a melhoria nos gastos com consumidores chineses, mas também os crescentes benefícios da inteligência artificial na publicidade.
A gigante do comércio eletrônico, Alibaba, disse na noite de quinta-feira que as vendas dos grupos Taobao e Tmall aumentaram 9% em relação ao ano anterior, para 101,37 bilhões de yuans (US $ 13,97 bilhões) nos três meses fechados em 31 de março.
Isso está acima de 97,94 bilhões de yuans previstos por uma pesquisa com analistas de fatos, e o número de crescimento trimestral estava bem acima do aumento de 3% no segmento de 12 meses fechado em 31 de março.
“As receitas e anúncios de comércio eletrônico foram surpresas positivas, porque havia expectativas de que as tarifas afetassem o comportamento do consumidor”, disse Kai Wang, estrategista do mercado de ações da Ásia na Morningstar, em um email sobre os resultados das três empresas.
É importante observar que os resultados das comunicações incluem apenas o período anterior à escalada de tensões dos EUA e da China em abril, com novas taxas superiores a 100% em produtos de ambos os países – um embargo comercial eficaz. Os dois países emitiram uma declaração conjunta rara na segunda-feira, anunciando uma redução de 90 dias nas tarifas adicionadas recentemente.
A disputa comercial dos EUA e da China desde abril afetou negativamente o consumo até certo ponto, devido ao aumento da incerteza para pequenas e médias empresas, disse Charlie Chen, diretor administrativo e chefe de pesquisa da China Securities Asia na sexta -feira. Ele espera que, à medida que as tensões comerciais diminuam, o consumo aumente.
Mas, apesar do fraco consumo, as vendas de certos eletrônicos e aparelhos tiveram um bom desempenho desde o ano passado, graças aos subsídios de câmbio da China para apoiar esses gastos com consumidores.
O JD.com anunciou na terça -feira (13) que suas vendas nesta categoria aumentaram 17% em relação ao ano anterior. No geral, a empresa de comércio eletrônico relatou um aumento de 16,3% na receita de seu negócio de varejo para 263,85 bilhões de yuans, no trimestre encerrado em 31 de março. Esse número foi superior a 226,84 bilhões de yuans nas vendas no segmento de varejo fornecido por uma pesquisa de fatchset.
Na quarta -feira (14), o Tencent disse que seu segmento de “Fintech e Serviços de Negócios ”, um proxy para transações comerciais relacionadas ao consumidor, reportaram um aumento de receita de 5% a ano para 54,9 bilhões de yuans no primeiro trimestre.
Embora os analistas da Nomura tenham dito que o crescimento da receita do segmento estava alinhado com as estimativas, eles enfatizaram em uma nota que “os anúncios de Tencent tiveram um grande desempenho maior no setor de anúncios chinês, apesar do desafio do ambiente macro”.
Os serviços de marketing da Tenten aumentaram 20%, para 31,9 bilhões de yuans, impulsionados pela “forte demanda dos anunciantes” por vídeos curtos e outros conteúdos em seu aplicativo de mídia social do WeChat. A Tencent destacou “atualizações contínuas de IA” em sua plataforma de publicidade.
Eu dirigiria anúncios
A IA ajuda a Tencent a aumentar suas taxas de cliques-uma medida bem-sucedida para anúncios on-line para quase 3%, disse o conselho de administração da empresa na quarta-feira, de acordo com uma transcrição do fator. Isso representa um aumento significativo sobre a taxa de cliques históricos de 0,1% para anúncios de banner e cerca de 1% para anúncios de alimentação, informou a empresa.
A média mensal combinada dos usuários do WeChat, conhecida como Weixin na China, excedeu 1,4 bilhão no primeiro trimestre pela primeira vez. O aplicativo oferece um dos dois principais sistemas de pagamento móvel usados na China continental.
Muitos cafés e varejistas on -line também usam mini -recipientes no WeChat para que os clientes pedem. A Tencent anunciou na quinta-feira (15) que suas operações de comércio eletrônico cresceram tanto que agora é uma nova unidade no WeChat.
“Os anúncios da IA melhoram a eficiência e o algoritmo, o que deve se traduzir em melhor segmentação para os consumidores, mesmo que as condições macro não sejam ideais”, disse Wang, da Morningstar. “Ainda é um pouco cedo para quantificar o benefício incremental que os anúncios de IA trazem em comparação com os anúncios de IA, mas já observamos alguma monetização com anúncios baseados em IA”.
A JD disse que suas receitas de marketing aumentaram 15,7%, para 22,32 bilhões de yuans no trimestre, também atribuindo parcialmente esse aumento às ferramentas de IA.
Em uma teleconferência de resultados na terça -feira, o conselho da JD afirmou que sua equipe de pesquisa e desenvolvimento de publicidade está usando grandes modelos de idiomas para melhorar as taxas de conversão de anúncios e acelerar o crescimento da receita da publicidade. A empresa acrescentou que está implementando ferramentas de IA que permitem aos traders “executar campanhas de publicidade complexas” com um comando simples.
Há muito tempo, os anunciantes procuram maneiras de direcionar anúncios para os consumidores com maior probabilidade de fazer uma compra.
Na quarta -feira, o YouTube anunciou que os anunciantes podem usar o modelo IA Gemini do Google para direcionar anúncios aos espectadores quando estão mais envolvidos com um vídeo.
Alibaba observou que a receita de marketing, que chama de “gerenciamento de clientes”, cresceu 12% ano a ano para quase US $ 10 bilhões, graças em parte ao aumento do uso da ferramenta de IA da empresa para aumentar a eficiência de marketing dos comerciantes, Quanzhantui.
Perspectiva incerta
No entanto, o lucro geral do Alibaba foi apenas cerca da metade do que os analistas previstaram, fazendo com que as ações caíssem quase 7,6% na sessão de negociação subsequente nos EUA.
A China deve divulgar dados de varejo de abril na segunda -feira. Os analistas consultados pela Reuters prevêem um aumento de 5,5% nas vendas no varejo em abril, em comparação com o mesmo período do ano passado, um pouco abaixo do crescimento de 5,9% em março.
Uma pesquisa do Morgan Stanley realizada de 8 a 11 de abril, imediatamente após a subida das tensões dos EUA e da China, revelou que a confiança do consumidor caiu para o nível mais baixo em 2,5 anos e 44% dos entrevistados estavam preocupados com a perda de emprego – o maior índice desde 2020 quando a pesquisa começou. Apenas 23% dos consumidores esperam gastar mais no próximo trimestre, a pesquisa revelou uma queda de 8 pontos percentuais no trimestre anterior.
A fraca demanda foi persistida em abril, com uma queda de 0,1% no Índice de Preços ao Consumidor (IPC) no mesmo período do ano anterior – o terceiro mês consecutivo de outono. No entanto, excluindo os preços dos alimentos e da energia, o Core IPC chamado aumentou 0,5%, o mesmo ritmo de março.
Como o mercado imobiliário ainda não se recuperou e as exportações são restritas pela geopolítica, Chen espera que os formuladores de políticas chinesas se concentrem em aumentar o consumo para atingir a meta de crescimento do ano de cerca de 5%.
Ele espera que as políticas de estímulo relacionadas incluam o aumento das despesas de alimentos e bebidas, cuidados, viagens, esportes e produtos duráveis ainda não incluídos no programa de subsídios do Exchange.
18 de junho marca a próxima grande temporada de compras promocionais na China.
“Acho que vamos ter um bom 618. Agora, obviamente, não estamos mais lidando com um crescimento anual de 30%, como nos primeiros 10 anos”, disse à CNBC Jacob Cooke, co -fundador e CEO da WPIC Marketing + Technologies, na CNBC. A empresa ajuda marcas estrangeiras – como Vitamix e é clínica – a vender on -line na China e em outras partes da Ásia.
Ele prevê que o crescimento de 618 vendas aumentará em “dois dígitos muito baixos”.
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