Como gigante de videogame Artes Eletrônicas (EA) Começa sua transição para se tornar uma empresa privada, os analistas mostram otimismo em comparação com o contrato de US $ 55 bilhões-um deles até classificou-o como “uma grande vitória” para os acionistas.
Na segunda -feira (29), a EA anunciou que será adquirida, em um contrato totalmente em dinheiro, pelo Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF), Silver Lake e Affinity Partners. Os acionistas receberão US $ 210 por ação, um prêmio de 17% do registro histórico da EA em agosto.
Embora exista uma janela de 45 dias para a apresentação de outras propostas, o analista de ação sênior da Morningstar, Matthew Dolgin, escreveu em comunicado divulgado na terça-feira que o negócio “está praticamente certo de ser concluído” sem barreiras regulatórias, dada a boa relação do governo saudita com a atual administração dos EUA e o atraente prêmio por acionistas.
Leia também:
Major League Soccer (MLS) fecha o acordo para jogos de transmissão na plataforma de jogo móvel
Por US $ 1,4 bilhão, a Conmebol renova a parceria com o IMG até 2030
Mas enquanto Wall Street celebra, a comunidade dos jogadores pode não compartilhar o mesmo entusiasmo. Durante anos, os jogadores criticaram a falta de inovação da EA e suas estratégias agressivas de monetização.
Má reputação entre os jogadores
O portfólio da EA inclui franquias de peso, como a EA Sports FC (ex -FIFA), The Sims e Battlefield. Apesar dos bons resultados financeiros – a empresa tem lucros operacionais todos os anos desde 2015 – não faltam críticas.
Em 2012 e 2013, a EA foi eleita a “Pior Companhia da América” pelo já extinto Site de Proteção ao Consumidor Consumerist.com. Em 2018, o Usa hoje Ele a classificou como a quinta empresa odiada nos EUA. A reação negativa se deve em grande parte ao uso de modelos de serviço contínuos, microtransações e mecânica controversa como caixas de saque.
A EA também é criticada por priorizar sequências em vez de novas propriedades intelectuais. Em uma nota interna de 2024, revelada pelo IGN, o CEO Andrew Wilson afirmou que a empresa “reforçaria seu foco em seus próprios IPs, esportes e comunidades maciças”.
Nesse mesmo ano, a revista Inverso escreveu: “Talvez a queixa mais comum seja que a EA não pode inovar”, citando pacotes de conteúdo de Os sims 4 Considerados títulos e sequências de esportes repetitivos e caros abaixo das expectativas das franquias tradicionais.
A empresa também registrou o comentário mais negativo da história do Reddit, tentando justificar um tempo excessivo para desbloquear conteúdo e caracteres em Star Wars Battlefront II (2017), mesmo para jogadores que compraram a edição Deluxe.
A mecânica de caixa de pilhagem Do jogo, embora não seja exclusivo da EA, gerou uma forte reação, levando os reguladores europeus a investigar se o recurso era uma prática de jogo.
Em novembro de 2017, o senador americano Chris Lee classificou a prática da EA como um “predatório”. “Este jogo é um cassino on -line de tema de Guerra nas Estrelas, projetado para atrair crianças para gastar dinheiro. É uma armadilha”, disse ele em entrevista coletiva.
Uma redefinição criativa ou mais do mesmo?
Com a EA não está mais sujeita a relatórios trimestrais de resultados, os jogadores esperam que a empresa assuma riscos mais criativos. Mas os analistas estão divididos.
“É claro que a empresa estará em posição de explorar mais jogos criativos”, disse Michael Pachter, diretor administrativo da Wedbush Securities. “Mas isso não é algo que eles são particularmente bons – especialmente se a gerência atual continuar no comando”.
Pachter acredita que a EA reforçará seu modelo de jogo como um serviço (Serviço ao vivo) e expandirá significativamente os negócios em jogos para celular sob o PIF.
“Suspeito que os sauditas lançem novos jogos para celular para todas as franquias e esportes, Os sims e Campo de batalha“Pachter disse, lembrando que o PIF, através do Savvy Games Group, já possui Scopey and Niantic”, “dois dos melhores editores de jogos para celular do mercado. “
Michael Futter, fundador da consultoria F-quadrado, compartilha essa visão. Ele observa que o acordo deixará a EA com US $ 20 bilhões em dívidas, o que deve levar a empresa a apostar ainda mais de fontes de receita estáveis, como “Microtransatos, passes de batalha e inventários rotativos no estilo FOMO [medo de perder uma oportunidade] nas lojas de jogo ”.
Esse tipo de inventário rotativo refere -se às vendas de itens ou passes disponíveis por tempo limitado, incentivando os jogadores a comprar rapidamente.
Futter acredita que a EA se concentrará em suas franquias mais seguras, como Os simsAssim, Campo de batalha e títulos esportivos em vez de investir em novas propriedades intelectuais.
“A dívida que pesa na empresa dificilmente gerará uma mudança de estratégia. Em vez disso, deve levar o líder a se apegar ainda mais aos títulos com maior potencial de receita, mesmo que eles carreguem riscos altos”, disse ele.
Ele acrescentou: “Não sei como a EA gerenciará essa dívida sem cortes significativos da equipe, fechamento de estúdio e possivelmente vendendo IPs”.
Mas nem todos os analistas são pessimistas. Nick McKay, do Banco de Investimento do Mercado de Capitais da Liberdade, acredita que a compra pode melhorar a qualidade a longo prazo dos jogos da EA.
“Isso dá à EA a oportunidade de sair dos holofotes públicos e investir em jogos pelos quais você tem uma paixão”, disse McKay. Segundo ele, a empresa poderá testar novas idéias sem ser “punido” pelos acionistas se um jogo não estiver indo bem.
“Você não precisa se preocupar com uma queda significativa no valor da empresa porque … um novo título não funcionou. Na verdade, acho que isso pode ser positivo para a qualidade do portfólio a longo prazo”, disse ele.
David Cole, CEO da DFC Intelligence, acrescentou que, a curto prazo, a EA pode considerar a venda de alguns de seus IPs para lidar com a dívida. Ele citou a série Comando e conquista Como exemplo de franquia com valor histórico, mas baixo potencial comercial.
O último título principal de Comando e conquista Foi lançado em 2012, seguido apenas por um jogo para celular em 2018.
No entanto, a longo prazo, Cole acredita que a empresa terá mais liberdade para explorar novas opções e correr riscos.
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.