As redes de bebidas chinesas estão redefinindo a cultura do café no país – e agora estão tentando conquistar clientes nos EUA e além. Luckin Coffee, a maior cadeia de café da China, expandiu -se agressivamente no país e superou a Starbucks no continente, com mais que duas lojas.
A empresa é a mesma marca que estrelou um escândalo de fraude contábil que a removeu da NASDAQ em 2020. Desde então, a marca retornou improvável com sabores peculiares e ótimos descontos – atingindo US $ 1,40 (R $ 7,78) por xícara durante um preço anterior com café rival Cotti.
O fiasco em Wall Street não reduziu as ambições de Luckin nos EUA, onde ele ainda negocia no contador. Depois de se aventurar em Cingapura, Hong Kong e Malásia, Luckin está prestes a dar seu maior salto até agora, com planos de abrir uma filial no centro de Manhattan.
Leia também
A ação reflete a de Cotti, que acaba de abrir lojas no Brooklyn e Manhattan. Fundada em 2022 por ex -executivos de Luckin que foram demitidos devido a escândalos, Cotti também cresceu rapidamente na China e internacionalmente, com lojas em lugares que variam do sudeste da Ásia a Dubai e Califórnia.
“Nova York é provavelmente o melhor campo de teste cultural para uma marca internacional expandir, especialmente um chinês”, disse Danilo Gargiulo, analista sênior de Bernstein, citando a diversidade da cidade e sua grande base de jovens consumidores. “Mas também é o mercado mais saturado, um dos mais competitivos”.
Estratégia e inovação de mercado
As redes chinesas combinam preços acessíveis com sabores incomuns que geralmente embaçam a linha entre café e chá de bolhas – chocantes para os puristas, mas extremamente populares em casa. Luckin disse que seu café com leite de infusão de álcool, desenvolvido com a principal fabricante de licor da China, vendeu mais de 5,4 milhões de xícaras no primeiro dia até 2023, gerando mais de US $ 13,7 milhões (R $ 76,17 milhões) em vendas. A empresa lançou 119 itens diferentes apenas em 2024.
A Luckin construiu seus negócios em torno da tecnologia, permitindo que os clientes da China façam pedidos e recebam entregas através do Omnipresente do WeChat, substituindo a experiência tradicional do café por extrema eficiência. A empresa também opera grandes operações de processamento de grãos e grãos de café na China para ajudar a reduzir os custos.
A questão é se isso funcionará nos Estados Unidos.
Luckin e Cotti não responderam aos pedidos de comentários da CNBC. Em uma teleconferência de resultados de abril, o co -fundador da Luckin, Guo Jinyi, disse que a empresa planeja “adotar modelos flexíveis e adaptados localmente” para expandir gradualmente no exterior. O crescimento lento e a intensa concorrência na China pressionaram as empresas a buscar oportunidades fora de suas fronteiras.
Guerras do preço do café
De fabricantes de carros elétricos a plataformas de entrega de alimentos, as grandes empresas chinesas geralmente seguem uma estratégia familiar: queimar dinheiro, ganhar participação de mercado, se preocupar com o lucro posteriormente. Isso ajuda a crescer rapidamente, mas pode irritar os concorrentes globais.
Na última evidência de aumento da concorrência na China, a Starbucks anunciou na segunda -feira (9) de que reduzirá os preços de dezenas de bebidas no país em uma média de US $ 0,70 (US $ 3,89) neste verão.
Em Nova York, a Cotti está vendendo bebidas por 99 centavos para clientes em primeiro tempo que baixam seu aplicativo. Com o tempo, os analistas estimam que Luckin e Cotti serão mais baratos que a Starbucks nos EUA, mas a diferença será menor do que na China.
Desafios operacionais e percepção do consumidor
Manhattan pode compartilhar o amor das grandes cidades chinesas por eficiência, mas as empresas enfrentam salários de Nova York e podem precisar aceitar opções de pagamento adicionais, aumentando custos, disse Allison Malmsten, diretora de consultoria de Daxue da China. As taxas de negócios chinesas podem corroer ainda mais suas vantagens na cadeia de suprimentos, acrescentou.
“Há uma longa lista de coisas que podem aumentar o preço”, disse Malmsten.
Se a estréia de Luckin em Nova York for bem -sucedida, a empresa pode se aventurar ainda mais. Heytea – uma cadeia chinesa conhecida por cobrir seus chás com creme de queijo de espuma – chegou a Nova York no final de 2023 e desde então se espalhou para Boston, Seattle e Los Angeles.
Apesar das tensões entre Washington e Pequim, a geração Z e os americanos mais jovens tendem a perceber a China de maneira diferente das gerações mais velhas, que podem associar produtos chineses à qualidade mais baixa, de acordo com Malmsten. As redes chinesas também podem atrair nova -iorquinos, enfrentando aumentos de custos em tudo, desde grãos de café.
Ainda assim, as cafeterias que operam com margens mais apertadas precisam de volume, dizem os analistas. Isso significa atrair uma ampla gama de clientes.
“Se você é percebido como apenas uma aventura turística ou exótica, ela não se tornará parte do seu consumo diário, não se tornará parte da sua rotina matinal”, disse Gargiulo, de Bernstein.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Siga os tempos Brasil – Licenciado exclusivo da CNBC no Google News
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.