O Smart Fit Lucro líquido registrado de R $ 159,8 milhões no segundo trimestre de 2025, o que representa um adiantamento de 71,7% comparado ao mesmo período do ano anterior. A receita líquida totalizou R $ 1,8 bilhão, alta 32% na mesma base da comparação e 7% em comparação com o primeiro trimestre deste ano.
Este desempenho foi impulsionado por um crescimento de 16% na base média de estudantes em suas próprias academias da marca Smart Fit e para um aumento em 10% No bilhete médio, de acordo com a empresa.
O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) totalizou R $ 576 milhões no trimestre, crescimento de 32% em um ano e novo registro trimestralmente. A geração operacional de caixa foi de R $ 521 milhões, equivalente a uma conversão de 90%.
O caixa da margem bruta atingiu 50,9% no segundo trimestre, um ponto percentual de 0,9 na comparação anual. Nas academias consideradas maduras – com mais de 24 meses de operação – a margem bruta foi de 52%. Segundo a empresa, as unidades inauguradas nos últimos anos mantêm o desempenho da maturação compatível com os ciclos anteriores.
A rede atinge 1.818 academias em 15 países
A empresa terminou o trimestre com 1.818 academias distribuídas em 15 países, dos quais 1.459 unidades (80% do total) e 359 franquias. O crescimento foi de 19% em 12 meses, com 289 academias adicionadas no período, dos quais 85% são próprios. No segundo trimestre59 unidades foram inauguradas, incluindo 25 no Brasil, 8 no México e 26 em outros países.
Das adições totais, 43 foram próprias e 16 franquias. A empresa reforça seu plano de atingir entre 340 e 360 novas academias em 2025, das quais cerca de 80% devem ser adequadas. Até o final de julho, a rede já estava acumulada 87 unidades adicionadas, 145 obras em andamento e 138 contratos assinados para novas inaugurações.
A distribuição geográfica da rede no final do trimestre consistiu em 47% das academias no Brasil, 22% no México e 31% em outros países da América Latina – o último com crescimento de 1 ponto percentual em comparação com o ano anterior.
Os estúdios crescem com a aquisição de velocidade
A operação dos estúdios, que inclui unidades como a marca Velocity, atingiu 158 unidades no trimestre, 133 franquias. Comparado ao segundo trimestre de 2024, quando o segmento teve 24 unidades, o crescimento reflete a aquisição da velocidade, concluída no quarto trimestre do ano passado.
A base de clientes atinge 5,2 milhões
O Base total de clientes da rede totalizou 5,2 milhões no final do segundo trimestre, um aumento de 11% em Comparação com o mesmo período de 2024. Em vista do primeiro trimestre, houve uma redução de 2%, o movimento atribuído a sazonalidade do período.
No primeiro semestre acumulado, foram adicionados 312.000 clientes, um aumento de 6% em dezembro de 2024. No Brasil, a base atingiu 2,3 milhões de estudantes, um crescimento de 7% em um ano e uma queda de 4% na frente do trimestre anterior. A empresa afirma que este retiro também está ligado ao perfil sazonal do segundo trimestre, especialmente na região.
No México, a base permaneceu estável em comparação com o primeiro trimestre, encerrando o período com 1,1 milhão de clientes, um aumento de 9% em comparação com o 2T24. A região “outros países” atingiu 1,8 milhão de estudantes, um crescimento de 20% em um ano e 1% em comparação com o trimestre anterior.
A expansão segue focada em suas próprias academias e disciplina de capital
Os números do segundo trimestre confirmam a estratégia da Smart Fit de acelerar a expansão da rede focada em suas próprias unidades, especialmente em mercados fora do Brasil. A empresa atribui o ritmo das inaugurações à combinação de desempenho de academias maduras, oportunidades imobiliárias e crescente demanda pelo segmento de condicionamento físico.
Apesar do aumento da dívida líquida para R $ 3,24 bilhões no trimestre (+7,7% no trimestre anterior), a alavancagem – medida pela proporção entre dívida líquida ajustada e EBITDA dos últimos 12 meses – caiu de 1,09 para 1,08.
A Companhia alega manter a disciplina na execução e alocação de capital, observando os resultados financeiros das unidades maduras e o desempenho das últimas inaugurações. O plano de abertura de até 360 unidades em 2025, se mantido, deve consolidar a presença da marca em diferentes mercados da região.
TotalPass
No segundo trimestre, a plataforma TotalPass-B2B de benefícios corporativos se concentrou na trajetória de crescimento mantida no bem-estar e expandiu sua presença nos dois principais mercados do Smart Fit. No Brasil, a rede de academias parceiras atingiu 26.000 unidades distribuídas em mais de 1.700 cidades. No México, o TotalPass encerrou o período com mais de 7.000 academias registradas. Ao todo, a plataforma começou a oferecer acesso a 33.000 academias, incluindo unidades e estúdios da própria empresa. Com o avanço da cobertura, o TotalPass tem se consolidado como uma alternativa de benefício corporativo para empresas interessadas em programas de saúde física e qualidade de vida para seus funcionários.
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