O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) anunciou na quarta-feira (4) que as atividades de produção e preenchimento de uma unidade de Solar Coca-Cola em Maracana (Ceará) suspenderam temporariamente. A sede abriga o segundo maior fabricante de produtos da marca no Brasil.
Em uma nota oficial para a imprensa, o mapa explica que a medida foi tomada preventiva, de acordo com a empresa, para determinar um vazamento no sistema de refrigeração da linha de produção.
O ministério também disse que a equipe de inspeção descobriu que, durante o processo de produção, havia contato entre os produtos em elaboração e o líquido usado no sistema de refrigeração. “Este líquido contém álcool alimentar que não oferece alto risco à saúde e não inclui substâncias tóxicas”, diz a agência.
Até agora, de acordo com o mapa, não há confirmação da contaminação do produto. No entanto, por precaução, aproximadamente 9 milhões de litros aguardam análises laboratoriais. A medida visa garantir que todos os itens sejam totalmente adequados para consumo antes de serem vendidos, disse a autoridade.
Suspensão para corrigir problemas
“A suspensão das atividades será mantida apenas até que a Companhia conclua as correções necessárias, já em andamento, e prova a eliminação de qualquer risco para a segurança do processo”, afirmou o ministério.
Na nota, o mapa também reforça que atua continuamente para garantir a qualidade dos alimentos produzidos no país e que medidas preventivas como essa fazem parte de seus protocolos de inspeção, com foco em transparência, assistência médica e confiança do consumidor.
Leia também:
Tarifas não devem ter impacto nos negócios, diz CEO da Coca-Cola
A Coca-Cola decepciona em receita e corta projeções para 2025, mas excede o lucro
O que a solar diz?
Para o Times Brasil – CNBC exclusivo licenciadoA Solar Coca-Cola confirmou a interrupção temporária das operações, que está comprometida em retomar as atividades o mais rápido possível. Ele disse que ainda é protolocos de qualidade rigorosa e que todas as outras operações de fábrica normalmente se seguem.
Confira a nota completa:
““A Solar informa que a unidade Maracanau (CE) interrompeu temporariamente suas operações de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Fornecimento (MAPA). Essa ruptura foi realizada de forma preventiva e atualmente estamos realizando testes rígidos para provar toda a segurança de nossos produtos. Estamos comprometidos em retomar as atividades o mais rápido possível.
As licenças operacionais da unidade permanecem válidas e atuais, com as práticas sendo auditadas continuamente, interna e externamente. A unidade é certificada pela ISO 9001 Quality Management e FSSC 22000 Alimentar Segurança.
A Solar segue protocolos estritas de saúde e controle de qualidade, reafirmando seu compromisso com altos padrões de produção internacional, segurança alimentar em todas as etapas. Reforçamos o comprometimento e o diálogo com as autoridades e reiteramos que nossos produtos são 100% seguros, sem risco para os consumidores. Todas as outras operações solares continuam a funcionar normalmente“.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings