O BradescoUm dos maiores bancos privados do país, registrou um lucro líquido de US $ 6 bilhões no segundo trimestre de 2025, o que representa um crescimento de 13,5% em comparação com o primeiro trimestre deste ano. Comparado ao mesmo período de 2024, o avanço foi ainda maior: 28,1%. Os dados fazem parte do saldo financeiro divulgado na quinta -feira (31).
Em uma entrevista com Times Brasil – CNBC licenciado exclusivoAssim, CEO da Bradesco, Marcelo Noronha, Ele ressaltou que o resultado reflete o desempenho operacional consistente, com o avanço mais de 30% no ano em relação ao ano. “Foi um trimestre sólido nos três principais blocos de receita: margem financeira, receita de serviços e grupo de seguros”, disse ele.
Segundo Noronha, o banco conseguiu manter as despesas operacionais sob controle, mesmo com investimentos no projeto de transformação digital da instituição. Houve ganhos de eficiência, especialmente em tecnologia e outras áreas da organização, com uso intensivo de inteligência artificial (GNI). A carteira de crédito também mostrou crescimento, com inadimplência sob controle. O custo de crédito foi considerado adequado, com bons modelos de concessão e foco em linhas de risco mais baixas.
A taxa padrão para atrasos acima de 90 dias caiu de 8% para 7,9%. O banco também aumentou sua presença em linhas colaeladas, mantendo o perfil de risco sob vigilância.
Cenário macroeconômico e expectativas de interesse
Noronha também avaliou o cenário econômico e monetário do país. Ele disse que, embora a taxa seletiva tenha sido mantida no nível atual de 10,5% ao ano, a expectativa do banco é de taxas de juros somente no primeiro trimestre de 2026. Se a inflação vive antes do esperado, esse movimento pode ser antecipado, mas o executivo avalia que essa chance é menor.
“O Brasil está em um pico de taxas de juros reais muito altas. Isso tende a desacelerar a economia, e o próprio banco central já reconhece sinais de desaceleração. Ainda assim, o desemprego é baixo”, disse o CEO.
Apesar desse cenário, a Bradesco permanece otimista com sua operação no país. “Mesmo com a economia desacelerando, estamos muito empolgados. Nossa operação tem sido consistente com o que foi estabelecido em nosso plano estratégico desde fevereiro de 2024, o que proporcionou um crescimento gradual a cada trimestre”, disse ele.
Despesas abaixo da inflação e revisão da estrutura
As despesas administrativas do Banco mostraram crescimento negativo, enquanto as despesas com pessoal cresceram principalmente devido ao pagamento do PLR (compartilhamento de lucros e resultados), um reflexo do desempenho positivo no período. Noronha também apontou que o controle de gastos é o resultado de iniciativas como a revisão da estrutura física do banco, com ajustes no número de agências.
Comentando as recentes tensões internacionais, Noronha afirmou que o banco espera que questões diplomáticas envolvendo o Brasil e outros países sejam resolvidas através do diálogo. “É a melhor maneira de todos os lados”, disse ele, sem entrar em detalhes sobre os temas específicos.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings