Azul registrou um lucro líquido de R $ 783,1 milhões no primeiro trimestre de 2025, revertendo a perda de R $ 1,1 bilhão no mesmo intervalo de 2024. No critério ajustado, houve uma perda líquida de R $ 1,8 bilhão, expandindo o número negativo de R $ 324,2 milhões registrados um ano antes.
O EBITDA da Air caiu 2,1% na mesma base comparativa de R $ 1,385 bilhão, principalmente devido à desvalorização do real brasileiro do dólar, mais altos preços de combustível e inflação. A margem EBITDA foi de 25,7%, 4,6 pontos abaixo do primeiro trimestre de 2024.
A receita líquida de Azul já atingiu R $ 5,394 milhões entre janeiro e março de 2025. O número, recorde do primeiro trimestre, representa um crescimento anual de 15,3%. Segundo a empresa, o resultado foi impulsionado por um ambiente de demanda saudável, receitas auxiliares robustas e desempenho das unidades de negócios “além do metal”.
A receita de transporte de passageiros registrou um adiantamento de 15,2%para R $ 5 bilhões. A carga e outras receitas já aumentaram 17,3% no ano em relação ao ano, para US $ 377 milhões.
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Impactos macroeconômicos
Na mensagem anexada à liberação de resultados, o CEO da Azul, John Rodgerson, disse que “a operação do trimestre foi severamente impactada por fatores macroeconômicos”. Nesse sentido, destaca o aumento de 8% no custo operacional por quilômetro disponível por quilômetro (dinheiro), que reflete uma desvalorização média de 18% do real brasileiro do dólar americano, 5,5% na inflação nos últimos 12 meses e um aumento de 3% nos preços dos combustíveis. O indicador também foi impactado pelo aumento de 33% nas despesas de depreciação e amortização, impulsionado pelo crescimento da frota em comparação com o primeiro trimestre de 2024.
“Esses impactos foram parcialmente compensados por iniciativas de redução de custos e melhorias de produtividade”, diz o executivo. Nos primeiros três meses de 2025, a produtividade medida nos assentos de okiômetros oferecidos (Ask) pela Força -Tarefa Equivalente (ETD) aumentou 19% na comparação anual. Rodgerson acrescenta que os investimentos em estados -of -Aeronaves contribuíram para melhorar a eficiência de combustível, com o consumo de solicitação caindo 2,5% em comparação com o mesmo período do ano passado.
“O azul permanece focado em estimular a demanda em mercados que nunca foram atendidos antes”, diz o CEO da mensagem. O executivo acrescenta que os dois principais concorrentes aéreos concentram operações principalmente em três cidades do Brasil “, resultando em alta sobreposição entre eles”.
“Nossa combinação de frota e malha singular nos permite ser a única a operar 82% de nossas rotas e conectar mais de 150 destinos, muitos dos quais estão nas regiões de crescimento acelerado do Brasil”, conclui.
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