Entre 23 e 25 de maio, em São Paulo, o grupo Boticário lança a primeira loja da marca a aceitar resíduos plásticos como uma forma de pagamento. A ação foi realizada em comemoração ao Dia Mundial da Reciclagem, comemorada em 17 de maio e faz parte das estratégias de sustentabilidade da empresa.
“A idéia é realmente envolver o consumidor e conectá -los a práticas mais sustentáveis, entender a importância da economia circular”, disse Luiz Meyer, diretor de sustentabilidade do grupo Boticário, em entrevista à Equipe realde Times Brasil – CNBC exclusivo licenciado.
Leia também:
Boticário faz parceria com a NBA na linha de produtos masculinos com edição limitada
O grupo Boticário cresce e registra R $ 35,7 bilhões em vendas em 2024
O grupo Boticário tem 60% da liderança composta por mulheres, diz o VP de Marketing
Primeira loja com desperdício como moeda
A unidade foi montada em pinheiros e recebe embalagens vazias e limpas de cosméticos, de qualquer marca. Os materiais são pesados em escalas digitais, que calcularam não apenas o peso, mas também a pegada de carbono evitada pela reciclagem. Com cada quantidade de material entregue, o consumidor recebe créditos para troca de produtos Boticário ou itens de parceiros.
Entre os produtos disponíveis para troca estão um fone de ouvido assinado pelo DJ Alok e uma placa de surf usada pelo atleta Gabriel Medina. Para obter o telefone, por exemplo, seria necessário acumular 30 quilos de resíduos.
Programa de logística reversa
A iniciativa faz parte do programa BOTI Recicla, lançado em 2006 e que, segundo Meyer, é o maior da indústria estética nacional da logística reversa. Com mais de quatro mil pontos de coleta no Brasil, o programa permite que qualquer consumidor retorne embalagens cosméticas de qualquer marca.
Meyer explicou que o grupo trabalha com 14 cooperativas parceiras para o destino correto dos materiais. Os itens com alta reciclabilidade, como plástico, vidro e papel, são reinseridos na cadeia de produção. Os resíduos de baixa reciclabilidade são usados na produção de ecochlapas, usadas em obras e reformas da loja de marcas.
Monitoramento da pegada de carbono
O diretor informou que o grupo Boticário possui um inventário de emissões de carbono auditado desde 2008 e faz parte do protocolo de GEE. A empresa desenvolve ações para redução contínua da pegada de carbono e mitigação de impactos ambientais.
Consumo consciente e responsabilidade corporativa
Na avaliação de Meyer, o Brasil tem um cenário desigual em logística reversa e descarte de resíduos, o que requer maior envolvimento de empresas privadas. Ele ressaltou que o grupo Boticário mantém uma agenda socioambiental desde 1990, com a criação da Fundação do Grupo Boticário para a Proteção à Biodiversidade.
O programa BOTI Recicla também oferece benefícios permanentes aos consumidores. Cada cinco embalagens retornavam em compras acima de US $ 150, o cliente recebe US $ 15.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings