Os britânicos Concha Na quinta -feira (31) anunciou um lucro acima do esperado no segundo trimestre e manteve a taxa de retorno aos acionistas, apesar do impacto da queda nos preços globais de petróleo e gás.
A empresa de energia registrou um lucro ajustado de US $ 4,26 bilhões entre abril e junho, excedendo a expectativa de analistas, que foi de US $ 3,87 bilhões, de acordo com o consenso compilado pela LSEG.
Outra projeção, fornecida pela própria empresa, estimou que o lucro do segundo trimestre seria de US $ 3,74 bilhões.
No mesmo período do ano passado, a Shell registrou um lucro ajustado de US $ 6,29 bilhões, enquanto nos primeiros três meses de 2025, o valor foi de US $ 5,58 bilhões.
Leia também:
Shell alerta de menos lucro e produção na divisão de gás
As ações da BP aumentam a especulação de aquisição; Shell Nega
Gigante do petróleo, a Shell promete aumentar o retorno dos acionistas e reforça a aposta no GNL
Os resultados foram divulgados logo após a empresa, listados em Londres, para sinalizar resultados mais fracos na divisão de gás integrada e perdas na unidade de produtos e produtos químicos.
A Shell também anunciou outros US $ 3,5 bilhões em recompra de ações nos próximos três meses, mantendo a taxa de retorno aos acionistas. Este é o 15º trimestre consecutivo, com recompra de pelo menos US $ 3 bilhões.
“O cenário macroeconômico tem sido um desafio e, no entanto, continuamos avançando na transformação da Shell”, disse o CEO Wael Sawan ao Squawk Box da CNBC na quinta -feira.
“Em todas as métricas, estou satisfeito com o desempenho. E na indústria comercial, mesmo diante de um difícil cenário de macro, estou feliz com o desempenho da equipe”, acrescentou Sawan.
As ações da Shell subiram 2,5% por volta das 9h no tempo de Londres (horário das 4h da Brasília).
Criação de valor
Em março, a Shell anunciou planos para priorizar os retornos aos acionistas, intensificar a economia de custos e reforçar sua aposta no gás natural liquefeito (GNL). A atualização estratégica foi projetada para fortalecer o compromisso da empresa com a criação de valor, mantendo o foco em “desempenho, disciplina e simplificação”.
A estratégia parece ter sido bem recebida pelos investidores. As ações da Shell superaram muitos de seus concorrentes europeus e americanos este ano, com 8%acumulados. Em comparação, a BP britânica aumentou 3%, os total de energia francesa caíram 2%e a Exxon Mobil dos EUA aumentou 4%no mesmo período.
A Shell recentemente descartou rumores sobre uma possível oferta de aquisição da BP, dizendo no final de junho que “eu não tinha intenção” de fazer uma proposta da rival britânica, o que enfrenta dificuldades.
Quando perguntado sobre a possibilidade de aquisições e se o cenário atual favorecer empresas maiores, Sawan respondeu: “Não acredito que seja melhor. Acho que é necessário analisar da perspectiva do valor”.
O CEO da Shell disse que o tamanho da empresa não é uma preocupação para o maior comerciante de gás natural liquefeito do mundo (GNL).
“O ponto é como aproveitamos essa escala, concentrando -se em áreas em que temos vantagens competitivas e nas quais podemos gerar valor”, acrescentou.
“Você pode confiar na Shell”
A Shell informou na quinta -feira que reduziu estruturalmente seus custos em US $ 800 milhões nos primeiros seis meses de 2025, totalizando US $ 3,9 bilhões em cortes acumulados desde 2022. No início do ano, a empresa estabeleceu uma meta de redução de custo entre US $ 5 bilhões e US $ 7 bilhões no final de 2028.
A dívida líquida da empresa foi de US $ 43,2 bilhões no final do segundo trimestre, de US $ 41,5 bilhões no trimestre anterior.
Sawan repetiu declarações feitas no início deste ano, quando questionadas sobre uma possível mudança da sede da empresa de Londres a Nova York. Ele afirmou que isso “não está em discussão”.
“Parte do motivo é que excedemos as expectativas. Estamos sendo fiéis à nossa proposta e entregando o que prometemos. No dia do mercado de capitais, usamos o antigo slogan:” Você pode confiar na concha “, disse ele.
“Com isso, estamos cada vez mais confiantes de que nossa mensagem está chegando a investidores que buscam uma tese de investimento diferenciado, como a nossa”, concluiu ele.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.