O governador Tarcisio de Freitas (republicanos) lidera a corrida Pelo Palácio dos Bandeirantes em 2026, de acordo com a 16ª rodada da pesquisa genial/quaest, divulgada nesta sexta -feira (22). Se a primeira rodada fosse hoje, Tarcisio teria 43% dos votos, contra 21% do segundo lugar, o vice -presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB)Avalia a pesquisa. A deputada federal Erika Hilton (PSOL) aparece em terceiro, com 8%.
O estudo avaliou as intenções de votação e aprovação dos governos atuais em Oito estados, que concentram 66% do eleitorado brasileiro: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraná e Goiás. Também foi questionado o desempenho de cada governador diante da tarifa aplicada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, sobre as exportações brasileiras.
Candidatos a reeleição
Entre os três governadores que podem solicitar a reeleição, a pesquisa aponta que Tarcisio é o que “merece ser reeleito” Na avaliação do eleitorado: 56% acreditam que ele deve permanecer no cargo contra 36%, que pensam o contrário. Em Pernambuco, 54% rejeitam a reeleição de Raquel Lyra (PSD). Na Bahia, Jerônimo Rodrigues (Pt) divide o eleitorado (48% a favor e 48% contra).
Dos três, apenas Tarcisio lidera as intenções de votação, de acordo com a pesquisa genial/quaest. Lyra e Rodrigues aparecem em segundo lugar em seus estados. A administração da Tarcisio encarregada do governo de São Paulo é aprovada por 60% dos entrevistados e seu desempenho contra tarifas dos EUA é avaliado positivamente em 42%.
Candidatos independentes
Em todos os estados pesquisados, a preferência da maioria é de um governador que não está de acordo com o presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT) nem o ex -presidente Jair Bolsonaro (PL), indiciado pela polícia federal por crimes de coerção e “tentativa de abolição do Estado Democrático”, na ação criminal que investiga o golpe.
- São Paulo – Tarcisio de Freitas (republicanos) 43%; Geraldo Alckmin (PSB) 21%.
- Minas Gerais – Cleitinho (republicanos) 28%; Alexandre Kalil (sem partido) 16%.
- Rio de Janeiro – Eduardo Paes (PSD) 35%; Rodrigo Bacellar (PL) 9%.
- Bahia – ACM NETO (Union) 41%; Jerônimo Rodrigues (Pt) 34%.
- Paraná – Sergio Moro (Union) 38%; Paulo Eduardo Martins (novo) 8%.
- Rio Grande do Sul – Juliana Brizola (PDT) 21%; Tenente -coronel Zucco (PL) 20%.
- Pernambuco – João Campos (PSB) 55%; Raquel Lyra (PSD) 24%.
- Goiás – Daniel Vilela (MDB) 26%; Marconi Perillo (PSDB) 22%.
Leia mais:
Quaest: Lula abre uma vantagem em todos os cenários para 2026; A maioria teme de volta de Bolsonaro
O apoio de Jair a Tarcisio foi um motivo para lutar com Eduardo; Leia a conversa do relatório da PF
Governadores mais bem classificados
As melhores taxas de aprovação são: Ronaldo Caiado (União Brasil)de goiás, com 88%, e Mouse júnior (PSD)de Paraná, com 84%. Em São Paulo, Tarcísio de Freitas (republicanos) tem 60% de aprovação e, na Bahia, Jerônimo Rodrigues (Pt) Adicione 59%.
No Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD) É aprovado em 58% e desaprovado por 38%. Já em Minas, Romeu Zema (novo) Ele enfrenta uma queda, mas ainda mantém 55% de aprovação. Em Pernambuco, Raquel Lyra (PSD) aparece com 51%, enquanto no Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL) Divida opiniões: 43% de aprovação e 41% de desaprovação.
Agindo antes de ‘tarifa’
Em sete dos oito estados analisados, os governadores tiveram uma avaliação mais alta a Lula e Bolsonaro na conduta da crise causada pelas tarifas dos EUA. Caido (GO) tem 59% de avaliações positivas; Junior Mouse (PR), 52%; e Tarcisio (SP), 42%.
Nesses estados, As críticas de Lula na luta contra as taxas de Trump são de 32%, 31% e 34%respectivamente. Já Bolsonaro está bem avaliado em 33%, 29% e 26% dos entrevistados correspondentes a Goiás, Paraná e São Paulo.
A exceção é Bahia, onde Lula atinge 55% de aprovaçãosuperando os 44% dos Jerônimo Rodrigues. Bolsonaro, por sua vez, é avaliado negativamente em todos os estados, variando de 46% (Goiás) a 74% (Bahia).
O estudo foi realizado entre os dias 13 e 17 de agosto, com 10.146 entrevistas. Em pesquisa para intenção de votação, a margem de erro é de 2 pontos percentuais em São Paulo e 3 pontos em outros estados, com um nível de confiança de 95%.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings