A linha de frente de oposição ao governo fez, na quarta -feira (11), críticas duras ao terceiro mandato do presidente da República, Luiz Inacio Lula da Silva, durante uma audiência pública do ministro das Finanças, Fernando Haddad, na Câmara.
O mais estridente foi o deputado Carlos Jordy (PL-RJ), que disse estar surpreso com a disposição do ministro de comparecer ao Congresso em um momento, disse ele, de “tantas mensagens” na economia. “O Brasil cresceu novamente, mas em interesse, inflação, despesas desordenadas”, disse ele, citando que a estrutura tributária é uma “porcaria” e que a reforma tributária terá, segundo ele, o maior imposto de consumo do mundo.
Para o congressista, o imposto sobre operações financeiras (IOF) foi o “maior lambida de todos” porque foi usado para fins de coleta. Jordy previu que será difícil para o atual governo se reeleir e citar o “assalto a Inss” como um problema da administração atual. “Você está nos ajudando muito. Esse governo já estava, está morto, apenas faltando”, disse ele.
Leia também:
Hugo Motta critica o Iof High e cobra uma revisão obrigatória de despesas
Haddad confirma o frete para o Congresso e os detalhes das medidas que substituirão o aumento do IOF
O IPCA diminui em maio; Estudos governamentais Tributarem o LCI para conter a quitação do IOF, diz Abrainhc
A seguir, a palavra foi concedida a Nikolas Ferreira (PL-MG). “Parece que você é ministro da Suíça e pinta um Brasil que não existe”, disse ele, acrescentando que o PT está “fazendo política”. “A coisa não é legal. Há apenas um aumento de impostos, não há medidas de corte de gastos. Só vem a mente da palavra incompetente. Este é um teatro muito gigantesco”, disse ele.
Momentos antes, a tropa de choque do governo teve a palavra. Pedro Paulo (PSD-RJ) foi um dos primeiros a mencionar os avanços na administração atual, mas ponderou que a questão tributária se preocupa. “O nível de crescimento do endividamento público me preocupa muito. Precisamos cuidar das despesas, o que está implodindo o orçamento”, disse ele.
Florentino Neto (PT-PI), por sua vez, argumentou que aqueles que apreciam a falta de controle dos gastos sindicais não têm conhecimento da mudança de um período de déficit-no excedente do governo anterior e mencionou que 2024 houve gastos extraordinários em medidas de calamidade no Rio Grande do Sul. “A redução da despesa foi de 19,5% (do PIB) – em 2023 – para 18,8% em 2024. Vimos esse grande esforço do governo”, argumentou.
“Bombas armadas e golpe”
O vice-Pedro Campos (PSB-PE) citou que o governo de Bolsonaro detinha um imposto sobre operações financeiras (IOF) com uma taxa de mais de 6% ao longo de seu mandato-6,38%-e foi contratado para administrações que não seriam sua redução de impostos.
“Eles deixaram bombas e golpes armados para o governo atual”, disse ele, citando particularmente o caso da empresa de entrega de ifood. “Talvez tenha sido a empresa que mais se beneficiou da pandemia, e nós sabíamos apenas agora, tinha ajuda do governo anterior na pandemia”.
O mais inflamado da base foi o deputado Lindbergh Farias (Pt-RJ), que deixou as críticas de lado para defender Haddad. “O que mais ouço é a discussão sobre ajuste fiscal, mas na época ninguém quer contribuir com nada”, ele criticou, perguntando: “É justo milionários pagar 1,25% do imposto de renda?”
O deputado apresentou dados positivos da economia, como o crescimento do produto interno bruto (PIB) acima do mercado de trabalho esperado e aquecido. “Os empreendedores ficariam insatisfeitos, mas os lucros das empresas no primeiro trimestre deste ano foram sensacionais”, comparou ele. O deputado também falou da “herança” do pagamento do precatório e defendeu a proposta do governo ao IOF. “Eu tive muitas críticas à estrutura, eu disse que não iria dar, mas o Senhor cumpriu”.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings