O sindicato desembolsou R $ 1,51 bilhão em junho para cobrir dívidas garantidas de estados e municípios que não cumpriram suas obrigações financeiras. Os maiores volumes foram destinados aos estados do Rio de Janeiro (R $ 677,30 milhões) e Minas Gerais (R $ 637,04 milhões), de acordo com dados divulgados na terça -feira (15) pelo Tesouro Nacional, no relatório mensal de garantias homenageadas pelo Union em operações de crédito e recuperação de recuperação (RMGH).
Outras entidades também tiveram dívidas honradas no mês: Rio Grande Do Sul (R $ 75,66 milhões), Goiás (R $ 75,01 milhões), o município de Taubaté (SP), com R $ 33,27 milhões, São Gonçalo do Amante (RN), com R $ 15.18 milhões, e Sançalo do AMARATE (RN), R $ 15,27 milhões, e São Sançalo do AMARATE (RN), R $ 15.18 milhões, e Sançalo do AMARATE (RN), R $ 15,27 milhões, e Sançalão de R $ 4, R $ 15 milhões.
Leia também:
Honras do Tesouro Nacional R $ 1,1 bilhão em dívida garantida pelo sindicato em maio
Tesouro paga R $ 820,8 milhões em dívidas de estados e municípios
Em acumulação do ano, o sindicato já pagou R $ 5,94 bilhões em garantias de crédito. Adicionado aos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, o Rio Grande do Sul e Goiás concentraram mais de 97% do total – todos os participantes do regime de recuperação fiscal (RRF), o que permite que o sindicato cubra os valores inadimplentes sem executar os contrastes fornecidos nos contratos. Esses valores são refinados dentro de 360 meses.
Desde 2016, o governo federal pagou R $ 81,38 bilhões em garantias de operações de crédito subnacional. No mesmo período, foram recuperados apenas R $ 5,78 bilhões, dos quais apenas R $ 76,4 mil em junho. A baixa taxa de recuperação é explicada principalmente pela suspensão da execução dos contadores em casos de adesão ao RRF.
Além disso, R $ 1,90 bilhão refere -se à compensação de coleta do ICMS devido à Lei Complementar 194/2022, o que torna impossível recuperar pelo sindicato.
Outro R $ 631,48 milhões é considerado irrecuperável devido a decisões judiciais, envolvendo entidades como Maranhão, Taubaté (SP), Caucaia (CE) e São Gonçalo do Amante (RN).
Como funciona o processo
Quando estados ou municípios não pagam parcelas de contratos de crédito com uma garantia do sindicato, os credores notificam o Tesouro Nacional, que comunica a entidade devedor. Se a dívida não for paga no prazo, o sindicato efetua o pagamento.
A seguir, começa o processo de recuperação do valor pago, com a execução de contragarters previamente definidos, exceto quando houver impedimentos legais ou participação no RRF. Nesses casos, o pagamento é refinanciado e os valores não são recuperados imediatamente. Sobre dívidas de atraso se concentra nos juros, custos de inadimplência e operacional.
Informações sobre garantias honoráveis e a recuperação da contragradação são divulgadas mensalmente no RMGH e também estão disponíveis no painel de garantia de honra, que apresenta os dados por meio de gráficos interativos.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings