A semana começa tensa para o Agronegócio brasileiro e para Entidades em defesa do meio ambiente. A expectativa é em torno dos recursos que o Associação Brasileira de Indústrias de Petróleo Vegetal (Abiove)um Associação Nacional de Exportadores de Cereais (ANEC) e mais de 30 negócios devem apresentar -se a Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) tentar reverter a suspensão de Moratória de soja.
A medida de precaução foi adotada em 18 de agostoquando Superintendência geral de Cade determinou a suspensão imediata do pacto assinado em 2006, que proíbe a compra de soja produzida em áreas desmatadas da Amazônia após julho de 2008. Além disso, estabeleceu um Inquérito administrativo contra as entidades e empresas envolvidas.
Reações no Brasil e no exterior
A decisão foi celebrada por parlamentares ligados ao setor produtivo. O Comissão de Agricultura da Câmaraque solicitou a investigação em agosto de 2024, classificou a medida como uma vitória histórica. Para os produtores, como destacado Mauricio Buffonpresidente de Aprosoja Brasilem uma entrevista com ReutersA suspensão não deve levar a um desmatamento em grande escala, pois a soja ocupou principalmente as áreas de pastagem. Mas, de acordo com ele, a mudança altera a dinâmica do mercado.
Por outro lado, a reação foi imediata pelos ambientalistas e pelo governo. O Ministério do Meio Ambiente (MMA)bem como entidades como Greenpeace e WWFEles criticaram Cade e alertaram o risco de contratempos na luta contra o desmatamento. A moratória é considerada internacionalmente um dos instrumentos mais eficazes de auto -regulação do agronegócio brasileiro.
“Sem a moratória da soja, considerada um dos acordos multissetoriais mais eficazes do mundo, o caminho para a soja ser um grande vetor de desmatamento na Amazônia e Isso enterrará qualquer chance de que o Brasil atinja seus objetivos climáticos“, Disse ao Coordenador da Floresta do Greenpeace Brasil, Cristiane Mazzetti, para Agência Brasil.
A WWF Brasil avaliou em nota que a representação que questiona a moratória da soja é uma tentativa de expandir a agricultura de maneira desordenada na Amazônia, destruindo a floresta e colocando em risco o futuro do Brasil. “Com um Claramente a abordagem negacionista dos efeitos das mudanças climáticasQue já afetam severamente a produção rural brasileira, esses grupos representam a visão mais retrógrada do agro brasileiro ”, diz a organização.
Impactos e próximas etapas
Para piorar a situação, a decisão de Cade acontece Na véspera da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2025 (COP30)que estará sediado em Belém, Pará, em novembro, e já envolvido em controvérsia sobre as queixas no alojamento dos preços.
A suspensão da moratória da soja também acontece em um momento em que o governo federal se esforça para expandir os mercados para exportar produtos brasileiros, em uma reação à tarifa imposta pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
A maioria da soja nacional é vendida para a China, mas países europeus como Espanha, Itália e Reino Unido também compram grãos brasileiros. Os importadores estrangeiros seguem o caso de perto, preocupados com os reflexos dos compromissos de sustentabilidade assumidos pelo Brasil.
Depois que os recursos são apresentados, o Cade Court Você deve designar um relator que terá 48 horas para emitir uma opinião e estabelecer uma data para o julgamento. Se a lei da concorrência for confirmada, os grupos poderão ser multados em R $ 2 bilhões (US $ 365,6 milhões) e negociando até 20% da receita bruta do último ano fiscal.
Ao mesmo tempo, o tema atingiu o Tribunal Federal Supremo (STF)que devem analisar ações que envolvem incentivos fiscais aos produtores ligados ao pacto. A investigação realizada por Cade pode levar anos até uma conclusão definitiva sobre a legalidade da moratória.
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings