O JSLUma das maiores empresas de logística do país, registradas Receita líquida de R $ 2,4 bilhões no segundo trimestre de 202513% de crescimento em comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado foi acompanhado por Expansão de margens operacionaisque, de acordo com o CFO da empresa, Guilherme SampaioReflete um desempenho sólido e alinhado com o planejamento estratégico da empresa.
Em uma entrevista com Equipe realSampaio afirmou que a empresa não teve impactos negativos na tarifa imposta pelos Estados Unidos para produtos brasileiros. Pelo contrário, a mudança no destino de carga que foi exportada anteriormente pode aumentar o transporte rodoviário local. “Ouvimos de clientes da indústria de alimentos, por exemplo, que os volumes anteriormente direcionados às exportações estão sendo redirecionados para o Brasil e a América do Sul. Para a JSL, isso representa mais movimento interno, o que é positivo”, explicou.
Com operações em Nove paísesincluindo Brasil, América do Sul e África, a JSL opera em mais de 20 setores da economia, especialmente Comida e bebida, papel e celulose e automotivo. A empresa não é exposta diretamente às cadeias mais afetadas por tarifas, como café e frutas. “No curto prazo, não vemos impactos negativos nos segmentos que servimos”, disse ele.
Segundo semestre promissor
Sampaio acredita que o segundo semestre deve trazer ainda mais forças aos negócios, com maior consumo em datas como Black Friday e Natal. “Apesar das altas taxas de juros, a economia real ainda está quente. Ouvimos das indústrias que o volume permanece forte”, afirmou.
Sem fornecer orientação formal, o executivo apontou para o otimismo com a demanda, reforçando que o A logística vive um bom momento no BrasilEspecialmente para operadores integrados como o JSL. “O setor é transformado. As empresas menores sofrem mais de interesse, mas o volume é melhor do que o esperado”, afirmou.
Tecnologia no centro da estratégia
Diante de um mercado cada vez mais competitivo e digital, a JSL tem investido em tecnologia como um diferencial estratégico. Em setembro do ano passado, lançou o JCL DigitalUnidade de negócios focada na digitalização completa das operações de transporte. “O consumidor quer velocidade e preço baixo. Só o obtivemos com produtividade e tecnologia”, afirmou.
A empresa também mantém a estratégia de aquisição. Em 2023, ele comprou o FSJ, especializado em comércio eletrônico, e começou a agir mais fortemente neste mercado. “As aquisições fazem parte do nosso DNA. Buscamos empresas com conhecimento específico que nos ajudam a crescer em novos nichos”, concluiu.
Com desempenho diversificado, escala nacional e foco na inovação, a JSL ainda está posicionada para aproveitar as oportunidades no setor de logística, mesmo no meio de um cenário externo desafiador.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novo streaming