O preço médio do litro de gasolina caiu 0,62% no primeiro semestre de junho, em comparação com o mesmo período de maio, de R $ 6,43 para R $ 6,39, de acordo com dados do índice de preços do log do Edenred Ticket (IPTL). O resultado ocorre depois que a Petrobras anunciou, em 3 de junho, uma redução de 5,6% no valor do combustível nas refinarias, equivalente a R $ 0,17 por litro.
Leia mais:
Por que não bloqueará a artéria petrolífera do estreito de Ormuz, mesmo com a guerra com Israel se aproximando
Segundo Edenred, a transferência para o consumidor final foi parcial. “A queda nas bombas foi muito menor, indicando que a transferência para o consumidor final ainda é parcial”, afirmou a empresa em comunicado. O diretor de rede, operações e transformação da Edenred Mobility, Renato Mascarenhas, explicou que a transferência não é imediata e depende de fatores como inventários e margens praticados pelos postos.
O etanol também caiu no mesmo período, com uma diminuição de 0,45% e preço médio nacional de R $ 4,41. No sudeste, o etanol teve a maior redução regional de 1,61%, sendo vendida a R $ 4,27, o menor valor entre as regiões. No caso da gasolina, a maior queda foi registrada no sul, 1,09%, com um valor médio de R $ 6,36. O preço médio mais baixo do país foi registrado no sudeste, a R $ 6,23.
As médias mais altas continuam a ser observadas no norte, onde o etanol foi vendido a US $ 5,21 e a gasolina a US $ 6,86. No nordeste, o etanol subiu 1,01%, atingindo R $ 5,01, enquanto a gasolina mantinha a estabilidade, com uma média de R $ 6,49.
O IPTL ressalta que o etanol foi a alternativa mais financeira em 11 estados, especialmente nas regiões do Centro -Oeste e do Norte. Mascarenhas também apontou que o combustível tem menos impacto ambiental em comparação com a gasolina.
Diesel também registra uma queda nos preços
Na mesma quinzena, o preço do diesel comum caiu 1,6%, atingindo uma média de US $ 6,15 por litro. O tipo S-10 recuou 1,9%, com uma média de R $ 6,19. As reduções são um reflexo dos três cortes promovidos por Petrobras desde março, o último realizado em 6 de maio.
“A redução não resulta de um novo reajuste, mas do efeito acumulado das quedas anteriores nas refinarias”, disse Mascarenhas. Segundo ele, há um intervalo natural até que novos preços sejam repassados devido à rotação dos inventários.
O Centro-Oeste liderou as quedas, com uma retração de 2,54% no diesel comum e 2,35% no S-10. No sul, os preços médios eram os mais baixos do país: R $ 5,96 para diesel comum e R $ 5,98 para o S-10. Em Paraná, o litro de diesel comum atingiu R $ 5,83 após uma redução de 2,83%. O menor valor para o diesel S-10 foi registrado em Pernambuco, a R $ 5,86.
Os preços mais altos foram encontrados no norte. Em Roraima, o diesel comum subiu 3,85%, atingindo R $ 7,56, enquanto o S-10 aumentou 0,27%, atingindo R $ 7,42.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings