O saldo divulgado pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) diz que, na primeira semana de reembolso por descontos indevidos feitos por entidades associativas aos aposentados e pensionistas, 533.000 beneficiários já receberam o depósito em suas contas bancárias.
“E já agendamos o pagamento, até 30 de julho, quarta -feira, de um total de 1,147 milhões de aposentados e pensionistas que foram vítimas desse golpe”, disse o presidente do Instituto Nacional de Segurança Social (INSs), Gilberto Waller, durante uma entrevista com o programa A voz do Brasil, da Brasil Communication Company (EBC).
De acordo com o INSS, no final da tarde de sexta -feira (25), 1,248 milhões de aderências foram contabilizadas, de um total de 2,295 milhões de pessoas capazes de fazer o acordo proposto pelo governo federal para antecipar o reembolso.
Leia também:
Quase 600.000 unidos de acordo com o INSS para descontos inadequados
O INSS começa a retornar R $ 292 milhões para aposentados e pensionistas para descontos indevidos
“Crédito extraordinário pelo INSS não está em discussão”, diz Haddad
“Nossa idéia é que esses 2.295 milhões de aposentados e aposentados aderem imediatamente para receber rapidamente esse valor”, disse o presidente do instituto.
O número pode aumentar
Esse número pode aumentar, de acordo com Gilberto Waller. “Na sexta -feira, 4,8 milhões de pessoas ainda não haviam reconhecido o desconto, para iniciar o processo com 15 dias úteis agendados para a instituição [que fez a cobrança supostamente indevida] responder ”, ele disse.
A adesão ao acordo pode ser feita até 14 de novembro. Vale ressaltar que os reembolsos serão feitos na conta onde o benefício é pago, em ordem de adesão. Ou seja, aqueles que aderem primeiro recebem primeiro.
Comunicação
“Não queremos deixar nenhum aposentado para trás. Por isso, estamos aumentando a forma de comunicação por vários meios: pela aplicação de meus INSs; por avisos em instituições financeiras. O banco já avisa em seu extrato sobre a possibilidade de você se juntar a isso 1,1 milhão que não se juntaram”, disse ele.
Além disso, o governo federal também usará mensagens do WhatsApp. Ele, no entanto, alerta que essas mensagens enviadas para o telefone não terão um link para a defesa.
“Você dirá apenas que é capaz de fazer essa adesão ao contrato de receber o dinheiro de maneira rápida, completamente e corrigida pelo IPCA”, explicou ele, alertando que, se o aposentado ou o aposentado receber um link de mensagem, como for um golpe.
“A adesão não será através do WhatsApp. Somente será através do aplicativo INSS ou das agências de correios”, acrescentou.
Correspondência
Segundo Waller, mais de 2 milhões de pessoas já procuraram os correios; E 1,3 milhão daqueles que identificaram o desconto já apresentaram a defesa, que “representa quase 30% do nosso público total de contestações”.
Aqueles que aderem ao acordo se comprometem a não ir ao tribunal para solicitar o reembolso.
“Se o beneficiário já tiver uma ação judicial ou não recebeu por meio do Judicial, ele ainda poderá ingressar no contrato. Se ele entrou com uma ação antes de 23 de abril, ele faz o acordo e desiste da ação. O INSS pagará 5% das taxas de advocacia ao seu advogado”, acrescentou.
Quem pode participar?
O acordo pode aderir aos aposentados e pensionistas que contestaram os descontos inadequados e não receberam resposta da entidade ou associação após 15 dias úteis.
A adesão é gratuita e, antes de assinar o contrato, aposentados e pensionistas podem consultar o valor que precisam receber.
A adesão é feita exclusivamente pelos seguintes canais:
O Centro de telefonia 135 está disponível para consultas e concursos, mas não adere ao acordo.
Como aceitar o contrato pelo meu aplicativo INSS?
- Acesse o My INSS com CPF e senha aplicativo;
- Vá para “Consulte os pedidos” e clique em “Requisitos atendidos” em cada solicitação (se houver mais de um);
- Rolando a tela para o último comentário, leia com cuidado e, no campo “Aceito”, selecione “Sim”;
- Clique em “Enviar” e pronto. Então apenas espere pelo pagamento
Como o processo funciona até a adesão ao contrato?
- O beneficiário registra a contestação do desconto inadequado;
- Espera 15 dias úteis para a entidade responder;
- Se não houver resposta nesse período, o sistema abre a opção de ingressar no Contrato de Reembolso.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings