O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o IPCA-15, que mede a inflação do primeiro semestre de agosto, registrando 0,14% em agosto. Com o fechamento de Ibovespa perto de estabilidade, o Equipe real – CNBC licenciado exclusivo, Ele conversou com o analista de investimentos Beatriz Aguilar, que comentou o cenário econômico, as perspectivas da bolsa, o impacto dos fatores internacionais e a situação do Banco do Brasil.
IBOVESPA Fechamento e movimento de cautela
A IBovespa fechou praticamente estável (+0,04%), refletindo a cautela do mercado e com isso, o mercado, de acordo com o analista Beatriz Aguilar, ressalta que o mercado tentou fazer uma manobra de cautela. “O mercado esperava até uma queda um pouco maior, mas ainda assim, uma deflação que não vimos desde 2023 é vista como positiva, mesmo que a inflação esteja um pouco acima do objetivo. Que eu queria comentar com você hoje”.
Perspectiva para a bolsa
Além disso, o analista ressalta que o mercado estava tentando precedir interno (IPCA-15) e fatores externos porque, de acordo com Beatriz, embora a inflação (IPCA-15) mostre a deflação, ele veio um pouco acima do esperado (4,95% vs. 4,88%), mas ainda é positivo após um longo tempo.
Atualmente, existe uma expectativa de estabilidade no mercado (26), de acordo com Beatriz, com atenção à situação fiscal e fatores externos. “Existem outros fatores que estamos assistindo. Nesta semana, estamos seguindo o Pelo, que deve deixar o governo de 2026, para que haja atenção especial à questão fiscal. Também existem fatores externos, mas hoje, devido ao IPCA-15, não acredito em grandes oscilações.”
Beatriz Aguilar também afirma que existe a possibilidade de cortes nas taxas de juros brasileiras no final deste ano ou no início do próximo ano, podem aumentar a bolsa.
Saber mais:
IPC-Fipe sobe 0,10% no 3 de agosto Chiber
A inflação de visualização é retirada de 0,14% em agosto, a primeira queda desde julho de 2023
Cenário e efeitos internacionais no Brasil
Após o ruído no mercado dos EUA, como Trump tentando interferir no Fed e ameaças à China, a preocupação desse cenário político é “derreter” a bolsa brasileira. No entanto, Beatriz tranquiliza que o mais relevante é a direção das taxas de juros nos EUA, que afetam o domínio e o médio prazo e não diretamente o cenário internacional.
“Investidores e analistas – sejam políticos ou de mercado – estão se acostumando a isso, vêm e vão por atrito. Hoje, a China é o foco principal do confronto, mas outros países também estão envolvidos”.
Banco Do Brasil e False News
Foi apontado que a queda nas ações do Banco Do Brasil foi influenciada por notícias falsas sobre a insolvência ligada à lei de Magnitsky, no entanto, Beatriz ressalta que o banco resultou fracamente devido ao setor agro e inadimplente, mas permanece lucrativo.
“Recentemente, tivemos um resultado decepcionante, influenciado principalmente pelo setor agro. A falha no agronegócio e o número de recuperações judiciais impactaram diretamente o banco, afetando suas projeções de endividamento nesse segmento”. explica Beatriz.
No entanto, o analista conclui dizendo que há uma expectativa de melhora na inadimplência apenas na segunda metade de 2025.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings