A Fitch Ratings elevou moderadamente sua previsão de crescimento mundial para 2025, com base em melhores dados do que o esperado para o segundo trimestre deste ano. No entanto, agora há evidências de desaceleração nos EUA, com base em dados econômicos “concretos”.
A Fitch espera que o produto interno bruto (PIB) do mundo diminua este ano. O crescimento global agora é de 2,4% até 2025, um aumento de 0,2 ponto percentual em comparação com o relatório anterior de junho, mas um resfriamento considerável em comparação com 2,9% no ano passado.
A previsão para a China foi aumentada de 4,2% para 4,7%, a zona do euro de 0,8% para 1,1% e os EUA de 1,5% para 1,6%. “Maior clareza sobre os aumentos de tarifas dos EUA não muda o fato de que eles são enormes e reduzirão o crescimento global. E as evidências de uma desaceleração dos EUA estão aparecendo agora em dados concretos; não é mais apenas para sentir pesquisas”, diz o economista -chefe da Fitch, Brian Coulton.
De acordo com a agência de classificação de risco, a inflação mais alta diminuirá o crescimento real dos salários e pesará sobre os gastos dos consumidores dos EUA, que já diminuíram significativamente em 2025.
“O crescimento do emprego também esfriou, refletindo parcialmente o impacto da restrição na imigração no crescimento da força de trabalho”, acrescenta ele.
A Fitch também espera que a taxa média anual de crescimento anual dos EUA permaneça bem abaixo da tendência em 1,6% no próximo ano.
Leia também: Fitch mantém a nota do Brasil em ‘BB’, sem perspectiva de avanço para o grau de investimento de curto prazo
O Focus Bulletin mantém projeções estáveis para inflação e interesse, mas o PIB tem uma pequena revisão
Fitch reduz a projeção do PIB do Brasil até 2025
No cenário doméstico, a Fitch Ratings revisou a previsão de crescimento do PIB do Brasil para 2025 de 2,5% para 2,3%, citando o efeito mais forte das altas taxas de juros na economia. Para 2026, a estimativa caiu de 2% para 1,9%.
O crescimento do segundo trimestre (0,4%) estava abaixo do esperado e o alto seletor (15%) deve continuar a limitar o consumo até o final do ano, com cortes esperados apenas em 2026 a 12%. Embora o mercado de trabalho ainda esteja quente, os salários e a renda diminuíram a velocidade.
O impacto da tarifa americana nos produtos brasileiros deve ser modesto, pois o país não depende fortemente do comércio com os EUA.
No inspetor, existe a possibilidade de estímulos antes das eleições, mas o orçamento de 2026 prevê melhorias apenas modestas nas contas primárias. A inflação começa a ceder, e o Fitch projeta o IPCA de 2025 em 4,9%, em comparação com 5,5% anteriormente.
–
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings