As exportações de frango e derivadas brasileiras são suspensas por nove destinos, após a confirmação de um caso de fazenda comercial no Rio Grande do Sul. A exportação de produtos de aves brasileiros para a China, União Europeia, Canadá, África do Sul, Argentina, Uruguai, México e Coréia do Sul, de acordo com o Ministério da Agricultura do Sul, são temporariamente suspensos. A lista inclui países que suspenderam as importações de produtos de aves no Brasil e para os quais o Brasil interrompeu a certificação das exportações, conforme previsto para o acordo sanitário estabelecido com cada país.
O ministério informou no domingo, 18, que o Brasil parou de certificar as exportações em todo o território brasileiro para a China, União Europeia, Canadá e África do Sul, conforme previsto pelos protocolos sanitários acordados entre o Brasil e esses países. O Chile, Argentina, Uruguai, México e Coréia do Sul comunicaram a suspensão das importações de produtos de aves em todo o país, de acordo com o ministério.
Além das suspensões das exportações de produtos de aves em todo o território brasileiro para esses nove destinos, vendas de carne de frango e derivados do município de Montenegro (RS), onde o foco da doença foi detectado, são suspensos no Japão. A regionalização das restrições está prevista no certificado sanitário acordado entre o Brasil e o Japão, segundo o ministério.
Leia também
Flu da gripe aviária: RS instala barreiras sanitárias para desinfecção e foco em contenção
“A situação está sob controle e não fomos pegos de surpresa”, diz o secretário assistente da RS sobre a influenza aviária
Segundo o ministério, as autoridades dos Emirados Árabes Unidos, a Arábia Saudita e as Filipinas ainda não falaram sobre o status do fluxo comercial. O Brasil tem acordos de regionalização de embargos no caso de gripe aviária com esses três países. Com os Emirados Árabes Unidos e as Filipinas, os protocolos sanitários acordados prevêem a restrição de exportações apenas da doença afetada pela doença. O certificado sanitário já acordado entre o Brasil e a Arábia Saudita fornece restrição da exportação de produtos de aves em todo o estado, onde o caso foi confirmado, Rio Grande do Sul.
A suspensão total dos embarques brasileiros e temporários já era esperado pelo governo brasileiro. O protocolo acordado pelo Brasil com a Coréia do Sul, México, Rússia, África do Sul, China e União Europeia prevê restrições à certificação para exportar produtos de todo o território brasileiro para o país em caso de gripe aviária na equipe comercial.
A expectativa do governo é que as suspensões possam ser reduzidas. Na avaliação do Secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua, Transmissão (Sistema de notícias real do grupo estadual), as suspensões totais para as exportações de aves e derivadas do Brasil são temporárias e tendem a reverter em embargos regionais, ou seja, restringidos ao raio de 10 quilômetros dos quais o caso foi detectado, ao município de Montenegro ou do Estado.
O prazo para a flexibilidade das suspensões pelos países parceiros dependerá, de acordo com a rua, da decisão de cada país e do progresso do foco da gripe Aviae, a regionalização dos embargos, no entanto, não depende da conclusão do foco, representou 28 dias após a desinfecção do local afetado.
O Ministério da Agricultura estima que o Brasil pode parar de exportar de US $ 100 milhões para US $ 200 milhões em frango e derivativos por mês devido à suspensão de exportações parciais ou totais para alguns destinos.
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings