A manutenção da taxa selo (taxas básicas de juros da economia) em 15% ao ano recebeu críticas do setor produtivo. Para entidades centrais da indústria, comércio e união, a alta prejudicará a produção e o investimento.
Em um comunicado, o Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, classificado como “insuficiente e errado” a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom).
Segundo ele, as altas taxas de juros sufocarão a economia. Segundo ele, medidas como a elevação do imposto sobre operações financeiras (IOF) são equivalentes a um aumento de juros, e a tarifa dos Estados Unidos pode resultar em menos inflação no Brasil.
Leia também:
O interesse começará a cair em 2026; A tarifa pode acelerar o enfraquecimento da economia, diz Itaú
A taxa selera em 15% é a “consideração”, diz Economist
“Já tivemos o aumento do IOF nas operações de crédito e câmbio e o aumento das taxas dos EUA sobre nossas exportações. O aumento do crédito do crédito aumentará em US $ 4,9 bilhões no custo para as indústrias, enquanto as tarifas dos EUA podem fazer com que a produção industrial caia e a perda de milhares de empregos no país. O momento exige uma política monetária mais favorável.
Para a Associação de Supermercados Paulista (APAs), as tensões internacionais tornam a política monetária mais desafiadora. Mesmo assim, a entidade considera o nível de interesse atual alto.
“Dada a junção, nossa preocupação é a manutenção da taxa de juros nesse nível. O Brasil tem uma das maiores taxas de juros reais do mundo. A manutenção de taxas selo a 15% nessa conjuntura prejudicará os investimentos, o consumo de famílias; aumentará o custo de crédito e afetará diretamente o nível de atividade econômica do país”, disse o Chefe Economista de Felipe Queiroz, em uma declaração.
A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) informou que a decisão do Banco Central estava alinhada com as expectativas do mercado. Apesar de reconhecer que as taxas de juros são altas, a entidade estima que a inflação continua acima da meta de 4,5% em 12 meses.
“Apesar da desaceleração gradual da atividade econômica interna e da apreciação do real, que tendem a diminuir a pressão sobre os preços, a inflação acumulada permanece muito acima da meta anual, em um contexto de expansão fiscal, expectativas inflacionárias e maiores incertezas externas, derivadas da política comercial americana, justificando uma política mais cautelosa, explicando os economistas -economistas uly -lises -uly -lylys -uly -Syly -Syly -Sylys -Syses -Sp.
Centrais da União
A decisão do BC também foi mal recebida pelas centrais sindicais. Para os trabalhadores únicos centrais (corte), o BC dificulta a vida das famílias com o novo aumento da Selic e mantém o esquema que transfere recursos de consumidores, empresas e estados para o setor financeiro.
“O banco central diz que deve manter a taxa de juros alta para controlar a inflação. Mas sele a não é o único instrumento de controle de preços e não funciona para os tipos de inflação que o Brasil enfrenta. O que o alto selez faz é manter o Brasil na liderança do mais alto interesse do mundo, penalizando a população”, disse o presidente da confederação nacional dos trabalhadores financeiros (contratra-cut) e vice-presidente) e vice-presidente.
Em uma declaração, o Força Sindical enfatizou que altas taxas de juros favorecem apenas os especuladores e prejudicam o trabalhador. “Lamentamos e consideramos absurdos manter a taxa em um nível tão alto. Entendemos que o banco central perdeu uma grande oportunidade de tirar proveito da demanda mundial cada vez menor para fazer uma redução drástica nas taxas de juros, o que poderia funcionar como um estímulo para a criação de novos empregos e aumentar a produção no país”, criticou o presidente da entidade Miguel Torres.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings