A instituição fiscal independente do Senado (IFI) avalia que os indicadores econômicos do primeiro semestre de 2025 apontam para uma melhor situação para conformidade com a meta fiscal este ano, em comparação com 2023 e 2024. A análise está contida no relatório de monitoramento fiscal de julho (RAF), divulgado na quinta -feira (17).
A IFI ressalta que a tendência de atenuação do desequilíbrio fiscal é confirmada por dados do déficit primário atual, que se registrou de 2024 a 2025. A entidade pondera, no entanto, que os números devem ser analisados com cautela, uma vez que o orçamento da União para 2025 foi aprovado apenas em março, que levou a uma barragem natural da expedição de orçamento.
Leia mais
Brasil 2030: “Sem estabilidade tributária e certeza legal, não há investimento”, diz Efraim FIHO
Agu entrega o Contrato INSS para a Suprema Corte e reitera a solicitação para excluir a compensação da meta tributária
“Payment of precatory, for example, will be concentrated in July this year, unlike previous exercises. There was a low execution of parliamentary amendments and non -strict discretionary expenses. It also draws attention, as a corrective factor of the imbalance, the real drop of 7.4% of the amounts paid in the Bolsa Familia program in the first half of 2025 due to the reduction of 2.1% in the number of beneficiary families and decreased families and the Diminuir o valor médio real do benefício ”, diz o relatório, considerando que, por outro lado, uma série de incertezas persiste em relação às receitas.
De acordo com a entidade, a combinação de política monetária contacionista com um menor impulso fiscal e a estrutura externa instável deve resultar na redução do crescimento econômico este ano. “A lacuna de produtos mostra que a economia continua operando acima de seu nível potencial, também gerando pressões inflacionárias, mas em níveis mais baixos do que nos períodos anteriores”, alterou o relatório.
Em relação ao imposto de 50% anunciado pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, a IFI apontou que os efeitos na economia nacional e as medidas que serão tomadas pelo governo brasileiro ainda não estão claras.
Apesar desse debate, o principal ajuste estrutural ainda se concentra na área fiscal, de acordo com a entidade. “Não apenas para garantir a consolidação da estrutura fiscal atual e o cumprimento das metas estabelecidas para 2025 e 2026. Mas também, a médio e longo prazo, para evitar o estrangulamento da função da máquina do estado por compressão absoluta de despesas de discrição, interrompem o crescimento da dívida pública, recuperando a capacidade do investimento governamental e fornecem recursos adicionais de sub -acréscimos prioridade, os consultores de concessão.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings