Decisões recentes de Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) no INSS definiu o Convite a todos os ex -ministros da Seguridade Socialdez ex -presidentes de INSS e líderes de entidades citadas em investigações em Descontos irregulares em benefícios. O acordo, que foi apoiado pelo governo, garantiu que Frei Chicolíder de União Aposentada Nacional e o irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP)não foram incluídos entre os convidados.
Os parlamentares também decidiram Não convoca Paulo Guedesex -ministro de Economia do governo JAIR BOLSONARO (PL-RJ)Desde entre 2019 e 2021 As funções da Seguridade Social foram transferidas para um secretário ligado ao portfólio comandado por ele. Pelo mesmo entendimento, Henrique Meirelles e Eduardo Guardiadetentores de Fazenda em gestão Michel Temer (MDB-SP)Eles também foram deixados de fora, porque o Ministério da Seguridade Social Estava extinto e subordinado à fazenda naquela época.
Seis ex -ministros e dez ex -presidentes estão na lista de convidados
Assim, os ex -ministros foram convidados Carlos Gabas (2015)Assim, Miguel Rossetto (2015-2016)Assim, Onyx Lorenzoni (2021-2022)Assim, José Carlos Oliveira (2022-2023)Assim, Carlos Lupi (2023-2025) e o atual ministro Wolney Queiroz. A presença deles não é obrigatória no momento, mas a ausência pode resultar em chamada. Além disso, Antônio Carlos Camilo AntunesAssim, Domingos Sávio de Castro e Maurício Camisottiapontado pelo relator Alfredo Gaspar (União Brasil-Al) como “operadores de fraude“Eles terão que aparecer. O termo descreve as pessoas que teriam“ executado ”as irregularidades.
Os dez ex -presidentes do INSS Ser ouvido são: Lindolfo Neto de Oliveira Sales (2012-2015)Assim, Elisete Berchiol da Silva Iwai (2015-2016)Assim, Leonardo de Melo Gadelha (2016-2017)Assim, Francisco Paulo Soares Lopes (2017-2018)Assim, Edison Antônio Costa Britto Garcia (2018-2019)Assim, Renato Rodrigues Vieira (2019-2020)Assim, Leonardo José Rolim Guimarães (2020-2021)Assim, Guilherme Gastaldello Pinheiro Serrano (2022-2023)Assim, Glauco André Fonseca Wamburg (interino em 2023) e Alessandro Stefanutto (2023-2025)o último durante a revelação de descontos irregulares.
Colaboração de órgãos e solicitação de informações técnicas
Outras chamadas aprovadas incluem Eliane Viegas MotaDiretor de Controlador Geral da União (CGU); Bruno Oliveira Pereira Bergamaschidelegado de Polícia Federal; Patrícia Bettin ChavesCoordenador de DPU; e o advogado Eli Cohen. Além da audiência das autoridades, o CPMI Informações solicitadas de CGU Sobre o sistema interno, credenciais de acesso, documentos de auditoria de desconto e servidores para suporte técnico.
Pedidos também envolvem acesso a Consultas policiais federais em fraude, suporte técnico de servidores e informações do Tribunal Federal Supremo (STF)do Gabinete do Procurador Geral (PGR)do Gabinete do Defensor Público da União (DPU)de Tribunal Federal de Auditores (TCU)de INSSde Ministério da Seguridade Social e de Conselho Nacional de Seguridade Social (CNPs). O objetivo é Reúna dados sobre procedimentos e processos administrativos e disciplinares desde 2015.
O conselho também aprovou os requisitos para o apoio de órgãos como o TCUo Promotor com o TCUo Banco Centralum Federal e o Serviço Federal de Promotoria Pública (MPF) em investigações relacionadas a Descontos inadequados nos benefícios do INSS.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings