No dia seguinte ao anúncio de que os Estados Unidos imporão, em 1º de agosto, uma taxa de 50% na importação de produtos brasileiros, a IBovespa B3 encontrou alguma proteção na ação principal do índice, Vale (em +2,29%), para evitar uma perda mais alta na sessão.
No início desta quinta-feira (10), o papel da empresa de mineração aumentou mais de 4%, alinhado com outro carro-chefe, Petrobras, que também perdeu força para o fechamento, tanto em (+0,17%) quanto na PN (-0,25%).
No fechamento, o índice B3 mostrou baixa de 0,54%, para 136.743,26 pontos, entre 136.014,47 e um máximo de 137.471,88 na sessão, correspondendo ao nível de abertura.
Giro subiu novamente na quinta -feira, hoje com US $ 26,3 bilhões. Na semana, o retiro IBovespa B3 3,11%, colocando as perdas do mês no mês 1,52% – no ano, aumenta 13,68%. Hoje foi o nível mais baixo de fechamento para Ibovespa B3 desde 25 de junho, depois com 135.700 pontos.
O dia foi amplamente negativo para grandes bancos, entre 1,12% (BB ON) e 3,08% (ITAU PN) no fechamento. Na ponta perdida de Ibovespa B3, um destaque para a Embraer, uma queda de 3,70%, para a exposição do fabricante de aeronaves do mercado dos EUA.
Também entre as maiores correções do dia apareceu Cosan (-3,03%) e B3 (-2,83%), logo atrás de Itaú PN. No lado oposto, Marfrig (+6,38%), CSN (+5,04%) e mineração de CSN (+2,99%).
Leia mais:
Alcolumbre e Motta reagem a nós: “Vamos proteger nossa economia e empregos”
Abiquim critica a tarifa de Trump e exige a preservação do relacionamento comercial do Brasil-OUA
“Session that prevailed risk aversion, with Trump, especially affecting listed companies that have the highest export exports to the US. There are many elements to be observed, including politicians in Trump’s decision, but structurally does not change so much for the stock exchange – and this trend should be kept,” says Felipe Moura of FINACAP, which maintains “constructive” bias to the Brazilian exchange, with factors, with factors with factors, with factors with factors, with factors with factors with factors with Fatores com fatores com fatores com fatores com fatores com fatores com fatores com fatores com fatores com fatores com fatores com fatores com fatores com fatores com fatores com fatores com fatores com fatores com fatores com fatores com fatores com fatores com fatores com fatores com fatores com fatores com fatores com fatores com fatores com fatores com fatores com fatores com fatores com fatores com fatores com fatores com fatores com fatores com fatores com fatores com fatores com fatores com fatores com fatores.
Ele ressalta que, como parte da estratégia de negociação, o presidente dos EUA geralmente aumenta muito o padrão, com um nível de tarifa “absurdo” para abrir conversas, antes de optar por um retiro relativo na reivindicação inicial.
Para Ian Lopes, um economista de investimentos, o estresse visto hoje, embora relativamente moderado ao longo do dia quando comparado ao pós-mercado de ontem, mostra que é impossível contornar o nível tarifário, mesmo que a decisão não apóie, nem é justificada em critérios econômicos e de comércio exterior. “Precisamos esperar para ver como as negociações serão aprovadas”, acrescenta.
Entre janeiro e junho de 2025, Helena Veronese, Economista B-Cief, observa investimentos, os principais produtos brasileiros exportados para os EUA foram, na ordem: petróleo bruto ou minerais betuminosos; ferro ou aço semimanufatted; Café em grãos não assados; carne bovina; Ferro fundido bruto não conectado; celulose; Óleos de combustível e preparações de óleo.
Ela também ressalta que, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Brasil registrou déficits comerciais com os EUA desde 2009 – ou seja, 16 anos atrás.
“No período, as importações de produtos americanos excedem nossas exportações para o país a US $ 88,61 bilhões (cerca de R $ 490 bilhões, no preço atual)”, acrescenta o economista, que destaca o peso dos EUA como investidor direto no Brasil: os principais investidores estrangeiros, com uma estoque de mais de US $ 350 bilhões (R $ 1.93 TRILLION) e 4.000 empresas e 4,5,54, com mais de US $ 350 bilhões (R $ 1,93 TRILHILHON) e 4,50 de US $ 350 bilhões.
“As relações entre os Estados Unidos e o Brasil vão além de um relacionamento comercial, envolvendo trocas muito mais complexas”, acrescenta veneneses.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings