Brasileiros desenhados em abril R $ 360 milhões Em valores esquecidos no sistema financeiro, de acordo com dados divulgados na terça -feira (10) pelo banco central.
No total, o sistema de valor a receber (SVR) já retornou R $ 10,4 bilhões clientes bancários, mas ainda há R $ 9,74 bilhões disponível para retirada.
SVR é um serviço de BC no qual o cidadão pode consultar se ele mesmo, sua empresa ou pessoa falecida esqueceu dinheiro em um banco, consórcio ou outra instituição. Se o resultado for positivo, é possível solicitar a devolução.
O serviço BC é totalmente gratuito. Para a consulta, não é necessário fazer o login – basta informar o CPF e a data de nascimento do cidadão ou do CNPJ e a data de abertura da empresa, inclusive para empresas fechadas.
Leia mais:
Haddad confirma o frete para o Congresso e os detalhes das medidas que substituirão o aumento do IOF
Os sindicalistas pedem a criação de Galipole no Conselho BC para ouvir os trabalhadores
Para o resgate de valores, é necessário a conta do Gov.BR, em níveis de prata ou ouro com verificação em duas etapas ativadas.
O dinheiro pode ser resgatado de duas maneiras: a primeira é entrar em contato com a instituição responsável pelo valor e solicitar o recibo, e o segundo está fazendo a solicitação para o sistema de valor a receber.
Para ter acesso a recursos de pessoas falecidas, deve ser herdeiro, testamentário, inventor ou representante legal. Nesse caso e no caso das empresas fechadas, o representante pode entrar no SVR com o Gov.br da conta pessoal e assinar um termo de responsabilidade para resgatar os valores.
Solicitação automática
No mês passado, o banco central inaugurou uma nova funcionalidade no sistema: a solicitação automática de resgate de valores. Com ele, o cidadão não precisará consultar o sistema periodicamente ou manualmente a solicitação de cada valor que existe em seu nome.
Se algum recurso for disponibilizado por instituições financeiras, o crédito será feito diretamente na conta do cidadão. A solicitação automática de resgate é exclusiva para indivíduos e está disponível apenas para quem possui a chave do tipo CPF. A adesão ao serviço é opcional.
Recursos que podem ser recuperados pelo sistema de valor a receber (SVR):
- Valores disponíveis nas contas correntes ou economias fechadas;
- cotas de capital e repartição de sobras líquidas de ex -participantes cooperativos de crédito;
- Recursos não qualificados de grupos de consórcio fechado;
- taxas indevidamente cobradas;
- parcelas ou despesas de operações de crédito indevidamente cobradas;
- Contas de pagamento pré-painel fechadas;
- Contas de registro mantidas por corretagem e distribuidores fechados;
- e outros recursos disponíveis nas instituições para devolução.
Estatística
As estatísticas de SVR são divulgadas com dois meses de atraso, com a atualização de novas fontes de valores esquecidos no sistema financeiro.
Em relação ao número de beneficiários, até o final de abril, 30.623.196 detentores de contas resgataram valores, com 27.854.371 indivíduos e 2.768.825 entidades legais.
Por outro lado, 51.717.336 dos beneficiários ainda não extraíram seus recursos. Destes 47.428,003 são indivíduos e 4.289.333, entidades legais.
A maioria das pessoas e empresas que não se retiraram têm direito a pequenas quantidades. Os valores que recebem até R $ 10 concentrados 63,83% dos beneficiários. Os valores entre R $ 10,01 e R $ 100 correspondem a 24,21% dos titulares de contas. Os valores entre R $ 100,01 e R $ 1.000 representam 10,11% dos clientes. Apenas 1,85% tem direito a receber mais de US $ 1.000.
Fraude
O Banco Central avisa os titulares da conta para ter cuidado com golpes estúpidos que afirmam intermediários por supostos resgates de valores esquecidos. O BC ressalta que todos os serviços no sistema de valor a receber são totalmente gratuitos, o que não envia links ou entre em contato conosco para lidar com os valores a receber ou confirmar dados pessoais.
A agência também esclarece que apenas a instituição financeira que aparece na consulta da SVR pode entrar em contato com o cidadão. O banco também pede a nenhum cidadão que forneça senhas e esclarece que ninguém pode fazer esse tipo de pedido.
–
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings