O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apoiará cidades e estados na estruturação de projetos para enfrentar desafios urbanos e climáticos, disse o diretor de planejamento e relações institucionais do banco, Nelson BarbosaDurante a abertura do Fórum Internacional “Inovação financeira para cidades: estruturação de projetos para desenvolvimento urbano resiliente e sustentável”realizado em Rio de Janeiro.
“Muitas vezes, o custo fixo de fazer projetos é muito grande para as prefeituras ou governos estaduais”Ele disse Barbosa. “Outro problema são os interesses divergentes que podem existir em uma região metropolitana. Um agente deve ajudar a coordenar esses projetos. E a área de estruturação de projetos do BNDES tem atuado fortemente, com mais de 200 projetos e crescendo interesse nas cidades”.ele acrescentou.
Barbosa Ele explicou que as ações do banco para apoiar o desenvolvimento urbano sustentável e resiliente são organizadas em três pilares. Além da estrutura do projeto – considerado por ele o mais importante – o Bndes está alocando sobre R $ 10 bilhões Para a retomada de investimentos diretos em empresas, incluindo iniciativas focadas no desenvolvimento das cidades.
“Isso gerará muitas oportunidades, especialmente para startups que procuram negócios em digitalização, eficiência energética, redução de emissões e novos projetos urbanos”avaliado.
Leia mais:
As concessões da folha de pagamento do INSS crescem 50,2%, mas ainda estão abaixo do nível pré-cônico
Avanços de crédito estendidos 10,5% em 12 meses e atinge R $ 19,5 Tri, aponta o banco central
O diretor também destacou o Climaque suporta projetos de infraestrutura ambiental e o Fundo de Investimento de Infraestrutura Socialque financia equipamentos e serviços nas áreas de educação básica, saúde, segurança pública e outras frentes do desenvolvimento urbano, como obras de defesa civil.
“Um dos principais carros do clima-chef é a mobilidade urbana, com projetos de transporte ferroviário e eletrificação de frota de ônibus, com uma taxa de ataque incentivada”informado Barbosa.
Atualmente, o Clima conta em R $ 20 bilhões e o Fundo de Investimento de Infraestrutura Socialcom R $ 10 bilhões. Segundo o diretor, eles devem dobrar de tamanho no próximo ano, totalizando R $ 60 bilhões no financiamento para o desenvolvimento de cidades sustentáveis.
Resiliente
Barbosa Também detalhou as ações do projeto Cidades resilientesem que o Bndes Mapear os investimentos necessários para se adaptar às mudanças climáticas. O modelo foi o desempenho do banco no Rio Grande do Sulque pode ser reproduzido em outras áreas urbanas do país, disse ele.
Em parceria com o Ministério das Cidadeso banco lançou o Estudo nacional da mobilidade urbanaque apontou a possibilidade de expandir a rede de transporte público no Brasil em 2.500 quilômetros Nos próximos 10 anos, com projetos de VLT, metrô, monotrilho e barcoentre outros modos.
“Na fase atual, escolheremos pelo menos dois projetos por região metropolitana para começar a fazer. Alguns já estão em construção, como projetos no metrô de São Paulo. Isso ajuda a reduzir as emissões, melhora a qualidade de vida da população e gera empregos”.explicou o diretor.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings