A cobrança de impostos e contribuições federais totalizou R $ 230,152 bilhões em maio de 2025, um aumento (inflação com desconto) de 7,66% em comparação com o resultado de maio de 2024, quando a cobrança de impostos totalizou R $ 202,979 bilhões, a preços atuais, de acordo com o IRS. Em abril, quando o valor era de R $ 247,715 bilhões (a preços atuais), a cobrança caiu 7,33%, em termos reais.
De acordo com a receita, o resultado de maio de 2025, em termos reais, é o melhor para o mês da série histórica, que começou em 1995.
O resultado das receitas foi acima da mediana das instituições de mercado financeiro ouvidas pelas projeções de transmissão, que foram de US $ 220.8867 bilhões. O intervalo de projeções variou de R $ 208 bilhões a R $ 297,20 bilhões.
Leia também:
A SP lidera a coleção Petrobras ICMS no 1º trimestre, com R $ 5,6 BI
O IOF não deve ser usado para aumentar a coleção, diz Henrique Meirelles
Equipe econômica quer cortar mais R $ 2 bilhões
Esta é a primeira divulgação da receita deste ano, que estava atrasada devido à greve dos auditores tributários, que começou em novembro de 2024. No início de junho, o ministro do Tribunal Superior de Justiça (STJ) Benedito Gonçalves determinou que os auditores retornariam ao trabalho.
As autoridades fiscais apontaram que o resultado de maio de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado, foi influenciado pelo comportamento dos indicadores macroeconômicos, que impactaram diretamente a coleta e o adiamento dos impostos dos contribuintes do Rio Grande do Sul, devido às inundações que afetaram significativamente a base de cobrança de 2024.
Além disso, a receita destacou o desempenho dos impostos sobre o comércio exterior, impulsionado pelo aumento das taxas médias e pelo aumento da moeda e pelo aumento da coleta de capital IRRF, favorecido pela alta da taxa sela, que contribuiu para o melhor desempenho de fundos e títulos de renda fixa.
Acumulado
Nos primeiros cinco meses de 2025, a receita federal totalizou R $ 1,191 trilhão. De acordo com a receita, este também é o melhor resultado para o período da série histórica, que começou em 1995.
O valor representa um aumento real de 3,95% em comparação com os primeiros cinco meses de 2024, quando a coleção totalizou R $ 1,089 trilhão.
Em relação à acumulação do ano, a receita destacou a melhoria do desempenho da coleta de PIs/Cofins devido, entre outros aspectos, o crescimento da cobrança de impostos nas importações e o desempenho das entidades financeiras. Houve também um aumento na coleta da contribuição da seguridade social devido ao desempenho das empresas de Simples Nacional e à redução da isenção da folha.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings