A instalação de carregadores residencial para veículos elétricos no Brasil segue regras definidas por Resolução Normativa nº 1.000 de 2021.
Esta norma substituiu o antigo regulamento de 2018 e agora concentra todos os procedimentos relativos à utilização da rede elétrica pelos consumidores.
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De acordo com Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), qualquer pessoa pode instalar carregador em casa sem autorização prévia, desde que a instalação seja realizada em ambiente privativo e não afete outros usuários.
O que fazer ANEEL exige é que a distribuidora de energia seja informada sempre que o carregador gerar aumento de carga, mudança de tensão ou necessidade de uma nova fonte de alimentação.
O cadastro da estação é simples e pode ser feito por qualquer proprietário, inclusive quem utiliza o equipamento apenas em casa.
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Para isso, o órgão solicita informações como nome, CPF, código da unidade consumidora, data de instalação, potência do carregador, cidade, estado, número de postos presentes e tipo de recarga suportada pelo equipamento.
A ANEEL explica que a regulamentação mínima busca evitar a sobrecarga da rede e evitar que os custos gerados pela recarga dos veículos elétricos acabem sendo repassados a outros consumidores. A lógica é preservar a estabilidade do sistema sem limitar o avanço da mobilidade elétrica doméstica.
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Como instalar carregadores de carros elétricos?
De acordo com o site oficial da Teslaa marca informa que a instalação de carregadores em residências segue um percurso dividido entre avaliação da casa, escolha do equipamento, contratação de técnico certificado, instalação física e ativação.
O consumidor começa por escolher o tipo de carregador mais adequado ao veículo e ao padrão elétrico disponível. Tesla oferece duas opções principais para uso doméstico:
- O carregador de celular, que é portátil e pode ser usado em tomadas apropriadas; e o
- Wall Connector, que permanece fixo na parede e oferece maior velocidade e mais funcionalidades.
É importante ressaltar que o Wall Connector carrega todos os outros veículos elétricose não apenas produtos Tesla.
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Após a escolha do equipamento, a recomendação é encontre um técnicoesses profissionais analisam o quadro elétrico da residência, verificam se será necessário ampliar a capacidade da rede interna, instalam cabos e disjuntores adequados e posicionam o carregador no local escolhido pelo proprietário.
A instalação pode demorar várias horas quando depende de adaptações no painel ou passagem de cabos mais longos. Por fim, o técnico testa o carregador com o carro para garantir que a corrente enviada ao veículo está correta e que não há risco elétrico.
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Quando o carregador é instalado fisicamente, o profissional ativa o equipamento através do aplicativo Tesla One. Este processo inclui a leitura do QR Code presente no manual, a definição da amperagem de saída, a ligação ao Wi-Fi da casa e a configuração da gestão de energia.
Só após este registo é que o proprietário do veículo passa a ver o carregador na app da Tesla, onde pode monitorizar o histórico de carregamentos, estatísticas de consumo e horários de agendamento.
Foto: Reprodução Pixabay
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Quanto custa ter um carregador de carro elétrico em casa?
Os preços dos equipamentos residenciais variam de acordo com a escolha do consumidor:
O Wall Connector, que é o carregador fixo mais completo, custa 535€ (cerca de R$ 3.306,55). O suporte vertical para instalação do equipamento fora da parede tem valor de 472€ (em média R$ 2.917,18).
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A Tesla também vende um painel frontal colorido que pode ser trocado para combinar com o ambiente. 111€ (R$ 686,03). Um organizador de cabos pode ser adquirido separadamente por 37€ (R$ 228,68).
Custos adicionais
A instalação em si pode envolver custos adicionais, dependendo da estrutura elétrica de cada residência, tais como:
- Se o quadro elétrico for antigo, pode ser necessário substituí-lo;
- Se o carregador estiver localizado longe da tomada de energia, cabos mais longos aumentam o valor do trabalho; e
- Algumas propriedades necessitam de gestão dinâmica de energia para evitar que o carregador exceda a capacidade total da casa.
Especialistas explicam que o preço cobrado pelo técnico geralmente inclui materiais básicos, licença elétrica, inspeção e garantia, mas taxas extras são comuns quando a instalação se torna mais complexa.
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Velocidade e operação de carregamento doméstico
O carregamento doméstico de modelos como Model 3 e Model Y pode atingir cerca de 48,2 km por hora de recarga, desde que seja utilizada a potência máxima de 32 amperes.
Tanto o carregador móvel quanto o Wall Connector conseguem atingir essa velocidade nesses modelos, embora o equipamento fixo ofereça mais segurança e funções inteligentes como agendamento, controle remoto e total compatibilidade com o app Tesla.
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Mesmo que o Wall Connector funcione em veículos de outras marcas, o a velocidade varia dependendo do modelo do carro.
A melhor prática recomendada pela Tesla é deixar o carro ligado todas as noites e aproveitar os horários de tarifa reduzida, quando a energia costuma ser mais barata.
Com o carregador conectado ao Wi-Fi, o proprietário recebe atualizações automáticas que melhoram o desempenho e ampliam as funções do equipamento.
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A marca lembra que o carregamento em casa oferece o menor custo por quilómetro entre todas as opções de abastecimento de veículos elétricos, especialmente quando o carregamento ocorre fora dos horários de pico.
O segurança de instalação é o ponto mais importante na cobrança residencial. O quadro elétrico da casa precisa ser verificado, o aterramento deve estar correto e os disjuntores devem suportar a corrente escrita na ficha técnica do carregador.
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O procedimento profissional evita riscos como superaquecimento dos cabos. carregadores e quedas de energia. Além disso, a instalação regular evita problemas com o distribuidor caso haja aumento de carga.
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