A Airbus reduziu esta quarta-feira a sua meta de entregas para 2025 para cerca de 790 aviões comerciais – menos 30 do que o previsto anteriormente – mas manteve os seus objetivos financeiros após um problema de qualidade nos painéis da fuselagem da família de jatos A320, o seu modelo mais vendido.
A Reuters revelou o problema industrial pela primeira vez na segunda-feira, logo após um recall emergencial de milhares de A320 para uma atualização de software no fim de semana.
As ações da Airbus subiram 2% no início do pregão, depois de caírem quase 7% nas duas sessões anteriores.
Analistas disseram que a meta revisada ajuda a “limpar o ar” depois de uma semana turbulenta para a maior fabricante de aviões do mundo, que ocorre apenas dois meses depois que o A320 ultrapassou o Boeing 737 como o modelo mais entregue da história.
“Os 30 aviões retirados das projeções de entrega deste ano não deverão exigir substituição de peças”, disseram analistas da Jefferies em nota aos investidores. Eles destacaram o fato de não haver menção a motores causando atrasos adicionais no comunicado de quarta-feira.
O fornecimento de motores tem sido observado de perto, à medida que os fabricantes tentam aumentar a produção de novos jatos, enquanto as companhias aéreas disputam componentes com linhas de montagem para lidar com longos tempos de reparo.
Os engenheiros da Airbus encontraram defeitos em um conjunto maior de painéis da fuselagem do A320 enquanto se preparavam para inspecionar centenas de aeronaves, de acordo com uma apresentação às companhias aéreas. Espera-se que um total de 628 aviões sejam inspecionados, mas a Airbus afirma que apenas uma parte deles exigirá ações adicionais.
As peças afetadas apresentam espessura incorreta devido a um processo de estiramento e fresamento realizado pela empresa espanhola Sofitec Aero, que não respondeu aos pedidos de comentários.
O CEO da Airbus, Guillaume Faury, disse na terça-feira que o problema no painel da fuselagem também afetou as entregas de novembro e disse à Reuters que uma decisão sobre as entregas de dezembro seria tomada dentro de horas ou dias.
A empresa deve divulgar os dados de novembro na sexta-feira. Fontes da indústria disseram à Reuters que 72 aeronaves foram entregues no mês, um número abaixo das expectativas.
A Airbus disse que suas metas financeiras para o ano permanecem inalteradas. A empresa projeta um lucro operacional ajustado de cerca de 7 mil milhões de euros (8,2 mil milhões de dólares) e um fluxo de caixa livre de cerca de 4,5 mil milhões de euros.
Analistas disseram que a manutenção das metas financeiras, apesar da redução nas entregas, sugere que a empresa está no caminho certo para superar as previsões para o ano.
Os analistas do Citi estimaram que o menor número de entregas poderia resultar num impacto de 400 a 450 milhões de euros nos lucros e numa redução de 600 milhões de euros em dinheiro.
A Boeing, que ainda se recupera de uma grave crise corporativa e industrial envolvendo seus jatos 737 MAX, disse na terça-feira que espera um fluxo de caixa positivo em 2026, fazendo com que suas ações subissem 10%.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos