O Ucrânia pode enfrentar alguns escolhas difíceis em meio a relatos de que EUA e o Rússia formulou secretamente um plano de paz para acabar com a guerra, incluindo potencialmente concessões significativas para Moscou.
Altos Funcionários militares dos EUA estão em Ucrânia esta quinta-feira “numa missão de averiguação para se reunir com Autoridades ucranianas e discutir os esforços para acabar com a guerra” com o Rússiadisse um porta-voz do Exército dos EUA.
A visita ocorre um dia depois de relatos da mídia sugerirem que Washington e Moscou mantiveram conversações secretas e elaboraram um acordo novo plano de pazpara Ucrâniasem o envolvimento de Kiev.
Saiba mais:
Zelensky se reúne com Macron para negociar a defesa aérea da Ucrânia
Os países nórdicos e bálticos destinarão 500 milhões de dólares à Ucrânia para a compra de armas
Ucrânia ataca oleoduto perto de Moscou que abastece o exército russo
O plano de 28 pontos, inicialmente citado por Eixosmas seguido por outros meios de comunicação, incluindo o Tempos Financeiros e o Reuterscitando fontes não identificadasconteria propostas para a Ucrânia cede território em sua região leste de Donbass o Rússiaabandonar certas categorias de armas e reduzir o tamanho das suas forças armadas em 50%, entre outras condições.
Uma reportagem no jornal O telégrafo sugeriu que a Rússia poderia assumir o controle da região Donbassapesar da Ucrânia manter a propriedade legal, com Moscovo pagando essencialmente renda pela terra. O CNBC não foi capaz de confirmar as informações contidas nas reportagens da mídia.
Um alto funcionário ucraniano contado Reuters o que Kiev recebeu “sinais” sobre um conjunto de propostas dos EUA para acabar com a guerra, mas que Kiev não teve nenhum papel na preparação das propostasdisse a fonte não identificada.
O Kremlin negado na quarta-feira que houve algum “inovações em possíveis propostas de paz”desde que o presidente russo, Vladímir Putinreuniu-se com o Presidente dos EUA, Donald Trumpem agosto. Quando questionado especificamente sobre o Eixoso porta-voz de Kremlin, Dmitri Peskovdisse que Não havia nada que eu pudesse compartilhar publicamente.
Enquanto isso, o A Casa Branca não confirmou explicitamente a existência do plano de paz de 28 pontossupostamente inspirado no acordo de paz de Gazamas o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, confirmado o que novas propostas estavam em andamento.
“Acabar com uma guerra complexa e mortal como aquele de A Ucrânia exige um amplo intercâmbio de ideias sérias e realistas”, postou Rubio em X.
“Conseguir um uma paz duradoura exigirá o que ambos os lados concordam com concessões difíceismas necessário. É por isso que estamos e continuaremos a desenvolver uma lista de ideias potenciais para acabar com esta guerra, com base em contribuição de ambos os lados deste conflito”, disse ele.
Ucrânia encurralada?
A liderança da Ucrânia não comentou publicamente o plano de 28 pontos, mas espera-se que as propostas de paz façam parte do Negociações de quinta-feira entre o presidente Volodymyr Zelenskyy e a delegação de autoridades militares dos EUA.
Na quarta-feira, Zelensky comentou que “só o O presidente Trump e os Estados Unidos têm poder suficiente fazer isso a guerra chega ao fim.”
Ele disse que Kiev “apoiou todas as medidas decisivas e o liderança [do Presidente Trump]todos propostas fortes e justas pretendia acabar com esta guerra”, e acrescentou que o Ucrânia estava “pronto para trabalhar em quaisquer outros formatos significativos que pudessem produzir resultados”.
O Primeiro Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Serhii Kyslytsiaabordou relatórios do plano de paz de frente, no entanto, sugerindo em uma postagem no X que Moscou estava atrás de um esforço para promover (exagere) “um fábrica de planos irrealistas.”
Se o A Ucrânia aceitaria tais concessões acabar com a guerra é altamente incertocom provável resistência (resistência).
No entanto, Kiev encontra-se numa posição vulnerável dada a sua dependência da ajuda militar dos EUA, e embora ainda tenha o apoio firme dos seus aliados europeus, a ajuda militar e financeira é mais lenta a materializar-se agora do que nos primeiros dias da guerra.
Mesmo assim, Diplomatas europeus parecem insatisfeitos com os relatos de um plano de paz que carece de envolvimento ucraniano ou regional, com o chefe da política externa da UE, Kaja Kallascomentando na quinta-feira que “para qualquer plano funcionar, é necessário ter ucranianos e europeus a bordo”.
“Nesta guerra, há uma agressor e vítima. Até agora, não ouvimos falar de quaisquer concessões da Rússia”, disse ela aos repórteres.
Analistas em Instituto para o Estudo da Guerra disse que se os relatórios forem verdadeiros, o plano de paz de 28 pontos equivaleria “à capitulação total da Ucrânia e estabeleceria condições para uma renovada agressão russa contra o Ucrânia.”
“O proposta de plano de pazsegundo relatos, privaria a Ucrânia de posições defensivas críticas e capacidades necessárias para se defender contra futuras agressões russas, aparentemente em troca de nada”, disseram analistas da ISW na quarta-feira.
Eles notaram que isso “daria esta terra significativa para a Rússia – aparentemente sem qualquer compromisso especificado – poupando à Rússia o tempo, o esforço e a mão-de-obra que poderia utilizar noutros locais da Ucrânia durante uma nova agressão.”
O ISW concluiu que o plano, se verificado, mostra que as exigências territoriais maximalistas da Rússia sobre a Ucrânia não mudaram essencialmente desde a invasão inicial em 2022. “Isto plano de paz relatado é fundamentalmente igual ao As exigências da Rússia em Istambul em 2022que a Rússia apresentou à Ucrânia quando as circunstâncias no campo de batalha pareciam favorecer mais fortemente a Rússia.”
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos
Este conteúdo foi fornecido por CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.