xAI e Nvidia anunciaram nesta quarta-feira (19) que um grande data center em construção na Arábia Saudita, equipado com centenas de milhares de chips Nvidia, terá como primeiro cliente a startup de inteligência artificial de Elon Musk.
Musk e o CEO da Nvidia, Jensen Huang, participaram do Fórum de Investimentos EUA-Saudita em Washington, DC
O anúncio dá continuidade a uma parceria iniciada em maio, quando a Nvidia afirmou que forneceria à Humain, da Arábia Saudita, chips que consomem 500 megawatts de energia. Na quarta-feira (19), Humain informou que o projeto incluiria cerca de 600 mil unidades de processamento gráfico (GPUs) da Nvidia.
Humain foi lançado no início deste ano e é propriedade do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita. O plano para construir o data center foi anunciado inicialmente quando Huang visitou a Arábia Saudita acompanhado pelo presidente Donald Trump.
leia mais
Nvidia reporta receita recorde de US$ 57 bilhões no terceiro trimestre
Com aportes de novos investidores, xAI de Elon Musk chega a US$ 200 bilhões
“Você consegue imaginar uma startup com aproximadamente zero bilhão de dólares em receita construindo um data center para Elon Musk?” disse Huang.
A instalação é um dos exemplos mais proeminentes do que a Nvidia chama de “IA soberana”. A fabricante de chips disse que as nações precisarão cada vez mais construir centros de dados para IA para proteger a segurança e a cultura nacionais. É também um mercado potencialmente enorme para os caros chips de IA da Nvidia, que vai muito além de um pequeno grupo de hiperescaladores.
A presença de Huang num evento apoiado pelo Presidente Trump é mais um sinal do foco da administração na IA. Huang tem se aproximado do presidente enquanto a Nvidia faz lobby por licenças para exportar futuros chips de IA para a China.
Ao anunciar o acordo, Musk, que foi uma figura-chave nos primeiros dias do segundo mandato de Trump, confundiu brevemente o tamanho do data center, que é medido em megawatts, uma unidade de energia. Ele brincou dizendo que os planos para um data center mil vezes maior teriam que esperar.
“Serão oito bilhões de trilhões de dólares”, brincou Musk.
Humain não usará apenas chips Nvidia. Advanced Microelectronic Devices (AMD) e QualcommAMD também venderão chips e sistemas de IA para Humain. A CEO da AMD, Lisa Su, e o CEO da Qualcomm, Cristiano Amon, participaram de um jantar de Estado na terça-feira (18) em homenagem ao príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman.
A AMD fornecerá chips que podem exigir até 1 gigawatt de energia até 2030. A empresa disse que os chips que fornecerá serão suas GPUs Instinct MI450 para IA. A CiscoAMD disse que fornecerá infraestrutura adicional para o data center.
A Qualcomm venderá à Humain seus novos chips para data center, lançados inicialmente em outubro, chamados AI200 e AI250. Humain implantará 200 megawatts de chips Qualcomm, segundo a empresa.
__
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos
Este conteúdo foi fornecido por CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.