Em outubro, a OpenAI lançou o Atlas, o primeiro navegador baseado em inteligência artificial (IA) da empresa, que roda dentro do ChatGPT. O Atlas surge como um assistente da experiência online do usuário. Ou seja, pode resumir, comparar e gerar textos dentro de qualquer site. Além disso, o navegador também pode salvar o contexto das páginas visitadas para fazer sugestões ou referências em pesquisas futuras.
Por enquanto, o Atlas está disponível apenas para Apple Macbooks. Porém, a empresa pretende disponibilizar em breve a tecnologia para sistemas Windows.
Leia também:
O principal diferencial do Atlas é oferecer navegação personalizada. Para isso, a IA utiliza dados fornecidos pelo usuário e todo o histórico de buscas do ChatGPT, já que o navegador está vinculado ao chatbot da empresa.
A OpenAI afirma que o Atlas pode usar dados de navegação, como os sites que você visita, seu comportamento de clique e suas preferências, para treinar seus modelos de IA. Essa opção, segundo a empresa, vem desabilitada por padrão para manter a segurança, mas provavelmente é ativada quando o usuário concede permissões dentro do chat para a IA realizar buscas.
Modo Agente
Esta configuração, disponível apenas para assinantes do ChatGPT, significa que a IA pode controlar o computador do usuário. Ou seja, ao clicar no Modo Agente, o usuário pode pedir à IA para escrever um e-mail, resumir uma notícia ou até mesmo entrar em um site para realizar uma compra.
Este modelo funciona de duas formas, com a versão logada e desconectada. Se o usuário configurar o Atlas com a opção logado, a IA poderá ter maior autonomia. No exemplo de uma compra, ela poderá realizar o pagamento sem auxílio humano. Na versão offline, que protege os dados mais sensíveis do usuário, é necessário inserir informações pessoais como e-mail, nome e número do cartão de crédito para que a compra seja finalizada.
Integração com ChatGPT em qualquer site
Com o Atlas, o usuário não precisa abrir uma nova aba no computador para acessar o ChatGPT para pesquisar um artigo, por exemplo.
No novo navegador, quando o usuário quiser consultar o ChatGPT para qualquer dúvida, basta abrir o chatbot em uma aba à direita. Por exemplo, o usuário pode solicitar à IA que melhore o texto de um e-mail diretamente da caixa de mensagens, sem precisar abrir outra aba.
Pesquisas personalizadas
Com base nas informações coletadas, o Atlas pode sugerir pesquisas ou lembrar o usuário de concluir determinada tarefa. Agora, o navegador não é apenas mais uma ferramenta para navegar na internet, mas também um assistente.
Ao pesquisar no Atlas, o algoritmo de IA consegue filtrar, com base nas suas preferências, o site com a melhor resposta para você, uma proposta bem diferente do Chrome do Google.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos