A Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, revelou uma nova posição na Alphabet, tornando a controladora do Google a décima maior participação acionária do conglomerado no final de setembro, segundo documento regulatório divulgado nesta sexta-feira (14).
A empresa reportou uma participação de 4,3 mil milhões de dólares na Alphabet no final do terceiro trimestre, um movimento considerado surpreendente dada a filosofia tradicional de Buffett, conhecido pela sua preferência por empresas de valor e pela relutância histórica em apostar em empresas tecnológicas de rápido crescimento. Embora a Berkshire tenha investido na Apple, Buffett sempre descreveu a gigante do iPhone mais como uma empresa de produtos de consumo do que como uma empresa puramente de tecnologia.
A compra da Alphabet também deve ter sido liderada pelos gestores de investimentos Todd Combs ou Ted Weschler, que costumam liderar decisões focadas no setor de tecnologia. Um deles iniciou a posição na Amazon, que em 2019 ainda representava US$ 2,2 bilhões no portfólio da Berkshire.
Leia também:
EXCLUSIVO: documentário mostra trajetória de Warren Buffett, maior investidor do mundo
As críticas públicas de Warren Buffett à Kraft Heinz surpreendem, já que ele costuma ser um investidor discreto
Warren Buffett, o maior investidor do mundo, completa 95 anos; documentário exclusivo conta a história do Oráculo de Omaha
A Alphabet se destacou no mercado neste ano, com ações subindo 46%, impulsionada pela forte demanda por soluções de inteligência artificial e pelo bom desempenho de sua unidade de cloud computing.
A Berkshire, por outro lado, continuou a reduzir sua grande posição na Apple, reduzindo sua participação em mais 15% no trimestre, para US$ 60,7 bilhões. Buffett surpreendeu o mercado ao vender ações da Apple em 2024, reduzindo a participação da Berkshire em dois terços — uma decisão incomum para um investidor conhecido por seu horizonte de longo prazo.
A empresa também reduziu sua posição no segundo trimestre deste ano. Ainda assim, a Apple continua a ser a maior participação acionária individual da Berkshire.
O conglomerado também ajustou outras posições, cortando participações no Bank of America, Verisign e DaVita ao longo do terceiro trimestre. A Berkshire tem vendido ações líquidas há 12 trimestres consecutivos, um movimento reforçado pelo aumento das avaliações das empresas de tecnologia durante o atual mercado altista.
Buffett, que completa 95 anos, deixará o cargo de CEO no final deste ano. Greg Abel, seu braço direito de longa data, assumirá o comando. A transição tem sido acompanhada de perto pelos investidores, que procuram sinais sobre como a estratégia de investimento da Berkshire poderá evoluir na nova fase de liderança.
–
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos
Este conteúdo foi fornecido por CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.