As tentativas de fraude digital cresceram em todas as faixas etárias no primeiro semestre de 2025, mas o aumento entre os mais jovens levantou um alerta. Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (14) pela Serasaos golpes contra pessoas de até 25 anos aumentaram 43% no período, atingindo 1,04 milhão de ocorrências, volume superior ao registrado entre indivíduos de 51 a 60 anos (946 mil) e maiores de 60 anos (837 mil).
Para Rodrigo Sanchez, diretor de Autenticação e Prevenção a Fraudes da Serasa Experian, o avanço entre os jovens representa uma mudança relevante no comportamento dos golpistas. “A familiaridade com a mídia digital pode criar uma falsa sensação de segurança”, diz ele. “Embora esse público tenha nascido em ambiente digital, muitos ainda estão amadurecendo em relação à proteção de dados.”
Mesmo com a aceleração entre os mais jovens, as faixas etárias economicamente ativas continuam a concentrar a maior parte dos investimentos. Pessoas entre 36 e 50 anos representaram 33% das tentativas, enquanto a faixa entre 26 e 35 anos representou 26,3% das inscrições no semestre.
O movimento, segundo a Serasa, reflete um ambiente digital cada vez mais explorado por criminosos. No total, o país registrou mais de 6,9 milhões de tentativas de fraude nos primeiros seis meses do ano, o maior volume da série histórica. “O aumento das tentativas de fraude é um reflexo direto da crescente digitalização dos consumidores e do uso intensivo da tecnologia pelos fraudadores, que agora são capazes de realizar golpes em larga escala e com alto grau de personalização”, disse Sanchez.

Análise da Serasa Experian mostra que os golpistas têm recorrido a técnicas mais sofisticadas de engenharia social, ao uso de dados vazados e a ferramentas capazes de burlar sistemas de segurança. O cenário reforça, segundo a empresa, a necessidade de múltiplas camadas de proteção tanto para consumidores quanto para empresas.
Dicas da Serasa para o consumidor evitar fraudes:
• Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e possuam senhas fortes de acesso aos aplicativos;
• Suspeite de chamadas ou mensagens que afirmem ser do banco, denunciando compras ou empréstimos suspeitos. Essa abordagem é comum entre golpistas e tem como objetivo obter dados pessoais ou senhas de acesso.
• Tenha cuidado com ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo dos preços de mercado. Nessas horas, é comum que cibercriminosos utilizem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Utilizam e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
• Tenha cuidado com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens nas redes sociais. Eles podem ser maliciosos e levar a páginas inseguras, que contaminam os dispositivos com comandos para operar sem que o usuário perceba;
• Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais do banco, como app do banco, Internet Banking ou agências;
• Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site ou aplicativo do banco;
• Não transfira nenhum valor ou dado a amigos ou parentes sem confirmar por telefone ou pessoalmente que realmente é a pessoa em questão, pois os dados de contato da pessoa podem ter sido clonados ou falsificados;
• Somente inclua seus dados pessoais e dados do cartão se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
• Monitore seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.
Dicas para empresas:
• Invista em tecnologias de prevenção à fraude para proteger a integridade e a segurança das operações da sua empresa;
• Garantir a qualidade e veracidade dos dados provenientes de soluções de prevenção de fraudes, utilizando soluções que são constantemente aprimoradas diante de mudanças e ameaças de fraude;
• Compreender profundamente o perfil do seu usuário e buscar constantemente minimizar os pontos de atrito em sua jornada digital, garantindo uma experiência fluida sem comprometer a segurança.
• Utilizar a prevenção à fraude como alavanca para geração de receita, implementando uma orquestração inteligente de soluções que maximizem a segurança, reduzam perdas e possibilitem uma experiência de compra mais ágil e confiável para o cliente
• Num ambiente empresarial cada vez mais digital e interligado, onde a fraude evolui e se expande rapidamente, a prevenção da fraude em camadas não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade estratégica;
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