Os chanceleres do G7 se reúnem nesta terça-feira (11/11) no Canadá, tendo a Ucrânia como principal tema da agenda e com a esperança de alcançar a unanimidade diante da intransigência russa, enquanto as negociações permanecem estagnadas.
O encontro, na região do Niágara, será o segundo do ano entre os chefes da diplomacia da Alemanha, Reino Unido, Canadá, França, Itália, Japão e Estados Unidos. Desta vez, também estão convidados representantes da África do Sul, Austrália, Brasil, Índia, México, Coreia do Sul e Arábia Saudita.
“Para o Canadá, também é importante encorajar um diálogo multilateral, especialmente neste momento em um ambiente tão volátil e complicado”, disse Anita Anand, ministra canadense das Relações Exteriores e anfitriã da cúpula, à AFP na segunda-feira (11/10).
No entanto, a ministra, que disse esperar a publicação de uma declaração conjunta final, não prometeu progressos concretos na Ucrânia.
Nas últimas semanas, o país tem sido alvo de ataques russos em grande escala às suas infra-estruturas energéticas, enquanto as negociações para acabar com a guerra permanecem estagnadas. A questão do financiamento das necessidades da Ucrânia nos próximos anos utilizando activos russos congelados poderá ser novamente levantada durante a reunião do G7.
Os diplomatas do grupo reúnem-se pouco depois das novas sanções impostas em outubro pelos Estados Unidos às duas maiores petrolíferas russas – Rosneft e Lukoil.
Na cimeira anterior do G7, os líderes do grupo mal abordaram a questão ucraniana e não chegaram a um consenso para endurecer a sua posição em relação à Rússia, apesar da presença do presidente Volodymir Zelensky.
Leia mais:
China critica proposta do G7 de ampliar restrições ligadas ao petróleo russo
Tensões bilaterais
As discussões, no entanto, poderão novamente ser afetadas pelas tensões comerciais entre o Canadá e os Estados Unidos. O secretário de Estado americano, Marco Rubio, chega ao Canadá na tarde desta terça-feira, em mais um momento de tensão entre os países vizinhos. O presidente americano, Donald Trump, anunciou em 24 de outubro o fim de todas as discussões comerciais bilaterais.
Rubio e Anand têm encontro marcado para quarta-feira (11/12), segundo e último dia do encontro em Niágara. Mas eles não falam sobre comércio. “Teremos uma reunião e temos muitos temas para discutirmos juntos sobre questões mundiais”, explicou Anand. “A questão do comércio está nas mãos de outros ministros.”
Para Washington, a segurança económica e os minerais críticos também devem ocupar um lugar prioritário na agenda da reunião de dois dias.
A China estabeleceu um controlo quase total sobre o mercado de refinação e processamento de vários minerais, especialmente as terras raras necessárias para tecnologias de ponta.
No mês passado, o G7 anunciou uma primeira série de projectos conjuntos destinados a reforçar as suas capacidades de refinação fora da China.
“Há um consenso global crescente entre muitos dos nossos parceiros e aliados de que a segurança económica é segurança nacional e vice-versa”, disse um alto funcionário do Departamento de Estado na segunda-feira.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos