Mesmo com o salto de 85% nas vendas de carros elétricos Registrado em 2024, o Brasil ainda está longe de consolidar esse tipo de veículo no mercado.
De acordo com uma pesquisa de Thymos EnergiaPersistem obstáculos económicos, técnicos e políticos que retardam a expansão da eletromobilidade no país. A pesquisa revela que, entre todos os veículos licenciados no ano passado, menos de 7% eram elétricos.
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Esta baixa participação indica que, apesar do crescente interesse dos consumidores, o setor ainda enfrenta desafios estruturais, tais como elevados custos de aquisição, falta de incentivos e infraestruturas de carregamento limitadas.
O estudo destaca que o país se encontra num ponto decisivo para o futuro da mobilidade elétrica. Sem ações coordenadas entre o governo, a indústria e o setor energético, o O Brasil corre o risco de perder competitividade na corrida global pela eletrificação.
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Além de comprometer a indústria automóvel, esta lentidão também poderá atrasar a descarbonização das cidades e a geração de benefícios ambientais e económicos.
Quais são os principais desafios?
Entre os principais obstáculos estão custos elevados das baterias e do falta de produção nacional de íons de lítioconsiderado estratégico para o avanço do setor.
O cenário é agravado por um sistema tributário complexo, tarifas de energia caras e baixa rentabilidade na revenda de veículos elétricos.
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Outro ponto crítico é a infraestrutura de recarga, ainda insuficiente e concentrada nas grandes capitais. Esta limitação desencoraja os condutores que consideram adquirir um modelo elétrico, especialmente em regiões onde as distâncias são maiores e os pontos de carregamento são escassos.
Segundo pesquisa, avanço da mobilidade elétrica depende de investimentos — Foto: Freepik
O Thymos Energia defende que o país precisa adotar um planejamento integrado para que a eletromobilidade se torne viável em larga escala.
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Isto inclui o desenvolvimento de carregadores inteligentes, criação de tarifas específicas para veículos eléctricos e incentivo a sistemas de troca de energia entre automóveis e rede eléctrica.
Segundo a pesquisa, o avanço da mobilidade elétrica depende de investimentos coordenados entre poder público, montadoras e empresas de energia.
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Só assim será possível superar barreiras econômicas e técnicas e transformar o setor automotivo brasileiro em protagonista na transição para alcançar carros elétricos.
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