Levantamento realizado por Quaesto mostra que a autorização para exploração de petróleo em Margem equatorial da Amazônia está sendo visto pelos internautas como um contradição com a agenda ambiental da COP30o que causou uma piora na percepção do evento.
A pesquisa, realizada entre 15 e 21 de outubroregistrou um aumento 28% a 31% em menções negativas ao encontro, ao mesmo tempo em que postagens positivas caíram de 26% a 22%. Referências neutras e informativas permaneceram 47% em relação ao inquérito realizado na semana anterior.
“O monitoramento da Quaest mostra que a tendência crescente de sentimento positivo em relação à COP30 que observamos nas últimas semanas foi interrompida. Ambientalistas, técnicos, acadêmicos e parte da sociedade têm feito duras críticas sobre as contradições entre os objetivos do evento e a agenda ambiental interna, após o veto presidencial à Lei Geral de Licenciamento Ambiental e a autorização concedida pelo Ibama para que a Petrobras avance nas pesquisas de exploração de petróleo em Foz do Sul. Amazonas”, diz Marina SiqueiraDiretor de Sustentabilidade da Quaest.
Leia mais:
PETR4: Mercado é animado pela Margem Equatorial, mas vê incerteza sobre produção e preço do petróleo
Lula aguarda encontro com Trump e aposta em acordo tarifário: “podem ter certeza que vai ter solução”
O COP30 será realizado em Belémentre os dias 6 e 21 de novembroe marca um momento histórico ao trazer a principal conferência da ONU sobre mudanças climáticas para o coração da Amazônia.
Segundo a pesquisa — a quarta das cinco que serão realizadas —, o volume de citações para COP30 totalizou 105 mil no período pesquisado, com média diária de 15 mil menciona e 46 mil autores únicos.
A pesquisa também mostrou que os eventos que antecederam a conferência provocaram o maior número de postagens, com destaque para encontros internacionais com Rei Charles, Anitta e cacique Raonique reforçou o papel simbólico e diplomático do Brasil na agenda climática global.
Segundo o relatório, o debate digital começa “refletindo menos entusiasmo e maior exigência, marcando o início da fase crítica de análise sobre a coerência entre o discurso ambiental e as práticas políticas”.
O tema de transição energética foi o de maior destaque no período analisado. A discussão, no entanto, revelou-se polarizadodividido entre críticas às matrizes energéticas não renováveis e temores de uma colapso socioeconômico de curto prazo confrontados com um abandono abrupto do petróleo.
Entre as menções positivas da COP30, destacam-se setores produtivos focados na descarbonizaçãodiálogos sobre avanços tecnológicos em energia limpa, carros elétricos e planos para reduzir gradualmente a dependência dos combustíveis fósseis.
Menções negativas sobre a transição energética global focadas em efeitos catastróficos do uso continuado de combustíveis fósseis ao aumento da temperatura global. O cenário foi agravado políticas persistentes de nações-chavecomo o Estados Unidosque ainda incentivam o uso de fontes fósseis. Também foi destacado o autorização de pesquisa pela Petrobras na Foz do Amazonasvisto como revés ambiental de alto risco.
Além disso, houve críticas ao lentidão e coordenação internacional insuficiente encorajar uma agenda eficaz de descarbonização.
Sobre financiamento climáticotema prioritário para a COP30, houve menções positivas articulações internacionaiscomo a reunião entre o Ministro das Finanças, Fernando Haddade o Ministro das Finanças do Chinaalém de discussões no âmbito BRICSque defendeu um contribuição de trilhões de dólares para a acção climática.
Também foi mencionado com destaque o Fundo para Florestas Tropicais para Sempre (TFFF)visto como um iniciativa promissora para incentivar a preservação.
Entre as menções negativas, as mais prevalentes foram crítica às desigualdades econômicas que dificultam o avanço do financiamento climático e a ausência dos Estados Unidos em acordos multilaterais.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos