O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieiraviaja para Estados Unidos esta semana para se reunir com o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio. O chanceler acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajando para Romã e para Vaticano nesta segunda-feira (13) e, em vez de retornar ao Brasil, irá diretamente de Roma para Washingtononde acontecerá o encontro com Rubio para discutir o crise diplomática entre os dois governos.
A programação ainda não foi oficializada, mas o encontro será liderado pelos chanceleres e contará com membros das duas equipes diplomáticas. Eles estão na agenda temas de interesse econômico-comercial e outras prioridades regionais. Para os integrantes do Planalto, as discussões poderão incluir, além de preços e o sanções às autoridades brasileirasum possível acordo sobre a exploração de minerais críticos – focando em reservas nacionais de terras raras -, além de grandes planos de regulamentação de tecnologia no Brasil e no crise na Venezuela.
O presidente Lula já perguntei Trunfo o revogação da sobretaxa de 40% nas exportações brasileiras para os EUA, bem como suspensão de sanções de revogação de visto e de Lei Magnitsky.
Vieira viaja acompanhado por conselheiros próximose parte da equipe já viajou de Brasília para participar da reunião no Departamento de Estado. Em um telefonema na última quinta-feira, Rubio convidou o chanceler brasileiro liderar a conversa entre equipes governamentais – o que dá caráter político reunião em Washington.
Filho de imigrantes cubanos, Rubio conversou com Vieira durante cerca de 15 minutosem Espanholcomo revelou o Estadãopara ajustar a agenda da reunião. A conversa ocorreu por A ordem de Trumpque há uma semana disse a Lula e seus ministros que Rubio seria o interlocutor oficial para abordar o relacionamento com o Brasil.
Antes disso, o governo brasileiro mantinha contatos reservados com outros interlocutores, especialmente com o Enviado Especial para Missões Especiais, Richard Grenell. Como também revelou o EstadãoGrenell recebeu o assessor especial Celso Amorim em Nova York, um dia antes do primeiro encontro entre Lula e Trump nas Nações Unidas e viajou secretamente para Rio de Janeiroonde se encontrou com Vieira e ligou para Amorim.
A chanceler já havia se reunido com Rubio em 30 de julhoem um Escritório de advocacia em Washingtonperto do Casa Branca.
O novo encontro entre Vieira e Rubio funciona como prévia do futuro encontro entre Lula e Donald Trumpprogramado para ocorrer em Malásiaentre 26 e 27 de outubro. Os dois presidentes também manifestaram a vontade de se reunirem novamente, seja em Brasil ou nós Estados Unidos.
Ambos foram convidados para o Cimeira da Aseanum bloco econômico no Sudeste Asiático e planejam estar em Kuala Lumpur na mesma oportunidade. Assim, um roteiro diplomático progressista: o breve encontro nos bastidores de UNo telefonema presidencialo encontro entre chanceleres e, finalmente, o preparação de uma reunião de trabalho bilateral entre os presidentes.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos