A decisão da União Europeia de aumentar as taxas de aço e cortar drasticamente as cotas de importação causou uma ampla preocupação no Reino Unido, bem como murmurando murmúrios entre as montadoras do continente. O bloco anunciou os planos na terça-feira (8/10) para reduzir as cotas de tarifas de aço gratuitas que propotam uma redução de 47% em comparação com as taxas de 2024 cotas de aço e aumento de 25% para 50% em relação às importantes importações.
A Comissão Europeia disse que as medidas foram uma resposta aos apelos dos trabalhadores, da indústria e a vários estados membros “para oferecer proteção forte e permanente à indústria siderúrgica da UE para proteger empregos da UE e apoiar o setor em seus esforços de descarbonização”. A proposta substituirá a medida de salvaguarda do aço, que deve expirar até junho de 2026.
O aumento da tarifa causou um clamor imediato no Reino Unido, com a indústria siderúrgica do país já sofrendo vários golpes, incluindo o fechamento de siderúrgicas que levam a milhares de perdas de empregos nos EUA e tarifas de 25% nas exportações de aço para os estados. “Esta é talvez a maior crise que a indústria siderúrgica do Reino Unido enfrentou”, disse Gareth Stace, diretor geral da Agência da Indústria Acelerante do Reino Unido. “O governo deve fazer todo o possível para alavancar nosso relacionamento comercial com a União Europeia para garantir cotas dos países do Reino Unido ou potencialmente enfrentar um desastre”, acrescentou.
Emily Sawicz, diretora industrial e analista da RSM UK, disse à CNBC que o anúncio da UE era uma “ameaça significativa” para a indústria siderúrgica do Reino Unido. “A UE é responsável por cerca de 80% das exportações de aço do Reino Unido; portanto, essas tarifas correm o risco de cortar o acesso ao maior e mais estrategicamente importante mercado do Reino Unido em um momento em que o setor já está sob imensa pressão da concorrência global e dos custos de energia aumentados”, disse ela à edição européia da CNBC na quarta -feira (8/10).
A medição do bloco segue taxas semelhantes ao aço estrangeiro imposto pelos EUA e Canadá, na tentativa de conter importações mais baratas – em grande parte da China – que, segundo eles, estão prejudicando suas indústrias de aço domésticas. O presidente dos EUA, Donald Trump, aumentou a tarifa sobre a maioria das importações de aço e alumínio de 25% para 50% este ano, enquanto o Canadá espremia os limites de importação e introduziu uma sobretaxa de 25% sobre quaisquer importações de aço que originalmente foram fundidas e vazadas na China.
Os siderúrgicos europeus sobem
As ações européias aumentaram na quarta -feira (8/10), com os investidores reagindo às tarifas propostas no aço importado para a União Europeia. O Pan-European Stoxx 600 subiu cerca de 0,5% durante as negociações matinais, com a maioria dos setores e as principais bolsas de estudo em território positivo.
O CAC 40 da França subiu 0,8% às 9:07 em Londres (4:07 – horário de Washington), apesar da turbulência política que causou o caos no mercado no início desta semana. O índice FTSE do Reino Unido esperava cerca de 0,4%maior, o FTSE MIB da Itália aumentou cerca de 0,8%e a Alemanha Dax subiu 0,4%.
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings