Vendas para o Dia da Criançacomemorado em 12 de outubro, deve alcançar R $ 9,96 bilhões no varejoalto 1,1% comparado a 2024, quando eles adicionaram R $ 9,85 bilhões. Se a projeção for confirmada, será O melhor desempenho da data nos últimos 12 anos.
A estimativa, lançada na quarta -feira (1º) por Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), coloca o resultado apenas para 2014, quando as vendas atingiram R $ 10,5 bilhões. Os números já são corrigidos pela inflação.
O Dia da Criança é a terceira data principal para o setor, superada apenas por Natalque se moveu R $ 72,8 bilhões em 2024, e por Dia das Mãesque deve alcançar R $ 14,5 bilhões em 2025.
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Setores mais beneficiados
De acordo com o CNC, o roupas e sapato concentrar a maior fatia de expectativa, com 27% do total. A distribuição por segmentos é a seguinte:
- Roupas, sapatos e acessórios: R $ 2,71 bilhões
- Eletrônicos e brinquedos: R $ 2,66 bilhões
- Farmácias, perfumas e cosméticos: R $ 2,15 bilhões
- Móveis e eletrodomésticos: R $ 1,29 bilhão
- Hiper e supermercados: R $ 690 milhões
- Outros segmentos: R $ 45 milhões
Juros e inflação limitam a expansão
Apesar do avanço esperado, a CNC avalia que o crescimento poderia ser maior não foram O peso das altas taxas de juros e de inflação.
De acordo com o economista -chefe da entidade, Fabio BentesO cenário atual freios o consumo de freios, mesmo com o mercado quente de trabalho. “Caro crédito força os consumidores a priorizar as despesas essenciais, reduzindo as compras de parcelas, o que afeta diretamente os lojistas de produtos financiados”, explica ele.
O Comitê de Política Monetária (Copom) Selico em 15% um ano para conter a inflação, que acumula 5,13% Nos últimos 12 meses, acima do teto do objetivo de 4,5%.

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Crédito feliz e padrão
O efeito direto das altas taxas de juros é o aumento do crédito. Em julho, a taxa média para o consumidor alcançou 57,65% Um ano, o nível mais alto do mês desde 2017, de acordo com o Banco Central.
Esse cenário também gera padrão: 30,4% das famílias estavam atrasadas, o registro da série histórica começou em 2010 pelo Endividamento do consumidor e pesquisa de inadimplência (PEIC).
Além do impacto em Dia da Criançao trade acumula quatro meses consecutivos de queda de vendas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge).
Inflação dos itens infantis
Pesquisa CNC mostra que a inflação dos produtos típicos de produtos superou o Índice nacional de preços ao consumidor (IPCA). Em média, os itens registrados altos 8,5% comparado ao ano anterior. Quatro categorias tiveram um aumento de dois dígitos:
- Chocolatos: 24,7%
- Doces: 13,9%
- Lanches: 10,9%
- Cinema, teatro e concertos: 10,3%
Fabio Bentes ressalta que a escalada do preço do chocolate, por exemplo, está ligada à apreciação internacional do cacau. “Quando há um choque de mercadorias, a reflexão atinge rapidamente o mercado doméstico”, explica ele.
Por outro lado, os produtos que lideram as vendas devem ter reajustes abaixo do índice geral: brinquedos (4,1%) e roupas infantis (3,3%).
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