A contaminação de bebidas alcoólicas por metanol já causou três mortes confirmadas na Grande São Paulo este mês, além de outras dez hospitalizações sob investigação. O Instituto Médico Forense (IML) analisa se a substância foi a causa direta das mortes, enquanto a Polícia Civil e o Centro de Vigilância da Saúde (CVS) investigam a origem dos produtos adulterados.
Os dados da Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (FHORESP) revelam que cerca de 36% das bebidas vendidas no Brasil são falsificadas, adulteradas ou contrabandeadas. Somente no estado de São Paulo, o mercado ilegal gera perdas estimadas de R $ 23 bilhões, atingindo R $ 85,2 bilhões em todo o país.
A pesquisa da entidade também mostra que uma em cada cinco garrafas de vodka vendida no Brasil é falsificada. Vinhos e espíritos estão entre os produtos mais afetados.
Para o diretor executivo da entidade, Edson Pinto, os números mostram que “existe um grande esquema de violação em grande escala no território nacional”. E se antes da preocupação ser apenas com fraude tributária, “agora, o risco para a saúde é o mais alarmante”.
Alerta do setor
A FHORESP, que representa 500.000 empresas do setor em São Paulo, diz que a maioria dos bares e restaurantes trabalha corretamente e também é vítima da rede criminal. No entanto, há casos de conivência de estabelecimentos que compram de fornecedores clandestinos.
“A prática, que uma vez deixou apenas uma trilha de sonegação de impostos, agora coloca vidas em risco”, lamenta Pinto.
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SP) também reforçou o alerta. Para o diretor Gabriel Pinheiro, a falsificação ameaça não apenas a saúde, mas também a credibilidade do setor:
“Estamos enfrentando uma questão de saúde pública. Além de causar envenenamento grave, as bebidas adulteradas destroem a confiança do consumidor e afetam as barras e restaurantes que trabalham dentro da lei”.
A entidade recomenda que os estabelecimentos comprem apenas de distribuidores reconhecidos, exigem fatura e tornem as garrafas inutilizáveis após o uso, para evitar a reutilização por contrapeções.
O que é metanol
De acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o metanol (Ch₃OH) é um álcool líquido à temperatura ambiente, usado principalmente como entrada na indústria química, em adesivos, solventes e revestimentos. Embora útil em processos industriais, é altamente tóxico para o consumo humano.
A ingestão pode causar visão nublada, dor abdominal, náusea, tontura, convulsões e até coma. Em casos graves, causa Cegueira irreversível, dano cerebral e fígado ou morte.
“As pessoas estão sofrendo de sequelas muito graves. O estado e outras agências de inspeção devem ter maior controle sobre a distribuição de bebidas, a fim de garantir que os consumidores e estabelecimentos a origem dos produtos”, alerta Edson Pinto, diretor executivo da FHORESP.
O problema não é hoje
Os casos se assemelham a episódios gravados em São Paulo nos anos 90. Em dezembro de 1992, quatro pessoas morreram e cerca de 160 mostraram sintomas de intoxicação após consumir bebidas adulteradas de metanol em uma dançarina de diadema. Na época, o Instituto Adolfo Lutz confirmou a presença da substância em uma mistura conhecida como “bombeiro”, feita com vodka e groselha.
As consequências foram semelhantes às de hoje: dezenas de pessoas com náusea, dores de cabeça e problemas de visão. Muitos precisavam ser hospitalizados, algumas sequelas permanentes e outros não resistiram.
Como prevenir
Especialistas reforçam que os consumidores devem estar cientes a preços muito abaixo do mercado e sinais de adulteração. Sintomas como visão turva, dor de cabeça intensa ou rebaixamento do nível de consciência após a ingestão de álcool deve servir como um aviso imediato para possível envenenamento por metanol.
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings