Pequim – gigante de telecomunicações chinesas Huawei Anunciou na quinta -feira (18) novos sistemas de computação para inteligência artificial usando seus próprios chips ascendes, aumentando a pressão sobre a rival americana Nvidia.
A empresa disse que pretende lançar o novo “Atlas 950 Superclusion”.
Os Estados Unidos procuraram reduzir o acesso da China aos semicondutores mais avançados para treinar os modelos de IA. Para contornar isso, as empresas chinesas agruparam grandes quantidades de chips menos eficientes, geralmente produzidos localmente, para obter recursos de computação semelhantes.
A Huawei anunciou que lançará três novas versões de seus chips ascendes até o final de 2028, com o objetivo de “Capacidade de computação dobrada” com cada nova versão.
Os chips formam a base da infraestrutura de computação da AI da Huawei, na qual um supercluster se conecta a vários superpods, que, por sua vez, são formados por vários supernos. Os sobrenós, que constituem a base, são construídos com chips ascendes, usando o design do sistema para superar as limitações técnicas impostas pelas sanções dos EUA.
Leia também:
Huawei se torna ‘quinto’ da IA na China e expande o império além das telecomunicações
A Huawei é lançada no Brasil de R $ 33 mil, com tela que dobra em três
A Huawei se recupera em primeiro lugar em smartphones na China – e a Apple retorna ao crescimento
Huawei disse seu novo Supern Atlas 950 apoiará 8.192 chips ascendes e que o Superclusão Atlas 950 Ele usará mais de 500 mil chips.
Uma versão mais avançada, o Atlas 960Programado para lançamento em 2027, suportará 15.488 chips ascend por nó. O supercluster completo teria mais de 1 milhão de chips ascend, de acordo com a Huawei.
Ainda não estava claro como os sistemas se comparam aos equipados com chips nvidia. Em um comunicado à imprensa, a Huawei afirmou que os novos sobrenós seriam os mais poderosos do mundo em termos de capacidade de computação por vários anos.
Em um discurso na quinta -feira, Eric Xu, vice -presidente da Huawei e presidente do Rotary, disse o futuro Supernon Atlas 950 entregará 6,7 vezes mais capacidade de computação do que o sistema NVL144 Da Nvidia, também programada para o lançamento no próximo ano.
Xu até previu que o produto da Huawei “Ficaria à frente em todos os aspectos” comparado a outro sistema Nvidia planejado para 2027 – e afirmou que o Superclusão Atlas 950 teria 1.3 tempo a capacidade de computação do supercomputador Xai colossusPor Elon Musk.
“O anúncio da Huawei sobre seu avanço na computação ocorre em um momento oportuno, com o foco crescente do governo chinês em auto-suficiência em suas próprias tecnologias de chip”, disse George Chen, parceiro e co-presidente da prática digital do Grupo Asia.
Embora ele alertou que a Huawei poderia exagerar suas habilidades técnicas, Chen apontou que a ambição da empresa chinesa de se tornar um líder global em IA IA “Não pode ser subestimado”.
A empresa de pesquisa semiânica descobriu em abril que o sistema CloudMatrixInternamente desenvolvido pela Huawei, ele teve um desempenho superior ao de Nvidia – até cada chip ascendente, fornecendo apenas um terço do desempenho de um processador da NVIDIA. A Huawei compensou isso usando cinco vezes mais chips.
“A capacidade do computador tem sido e continuará sendo a chave para a IA”, disse Xu em comunicado na quinta -feira, traduzido pela CNBC, durante a abertura do evento anual Huawei Connectem Xangai. O evento dura até sábado.
Dois anos atrás, no mesmo evento, a Huawei anunciou o Atlas 900 Super Cluster. Atualmente, a empresa vende o “Atlas 900 AI Cluster”com Milhares de chips ascendes.
A Huawei disse que já implementou mais de 300 sobrenós Atlas 900 A3 Em mais de 20 clientes de telecomunicações, fabricação e outros setores.
Aumento da pressão sobre a NVIDIA
O anúncio da Huawei ocorre em um momento em que a China promove alternativas nacionais à Nvidia. No início desta semana, os dois países fecharam as negociações comerciais na Espanha, que incluíram uma maneira de resolver operações dos EUA no aplicativo de inicialização chinês Tiktok App Bytedance.
Em outro sinal agressivo, a China anunciou na segunda -feira a extensão de uma investigação sobre a NVIDIA por supostas práticas monopolistas.
A pressão sobre o fabricante americano de chips só aumentou. As ações da Nvidia caíram mais de 2% na quarta -feira, depois do Times financeiroscitando fontes, informando que a China ordenou que os gigantes da tecnologia local parassem de testar e solicitações de chip Nvidia rtx pro 6000d.
O CEO da NVIDIA, Jensen Huang, disse a repórteres “Decepcionado” com as notícias do suposto bloqueio. Ele já havia descrito Huawei como um concorrente formidável.
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.