O governo de Donald Trump Na quinta -feira (18), pediu à Suprema Corte para anular as decisões dos tribunais inferiores que impediram o presidente de demitir o governador do Federal Reserve, Lisa Cook.
O pedido, que já era esperado, veio depois que Lisa compareceu nesta semana em uma reunião do Comitê Federal de Mercado Fed (FOMC), que decidiu reduzir a taxa de empréstimo de referência em um trimestre percentual.
“Esse pedido envolve outro caso de interferência judicial imprópria na autoridade de remoção do presidente, a interferência na autoridade do presidente para remover, por causa justa, membros do Conselho de Governadores do Federal Reserve”, escreveu o procurador-geral D. John Sauer a pedido do Departamento de Justiça ao Supremo Tribunal.
Leia também:
Tribunal decide que Trump não pode demitir Lisa Cook antes da reunião do FOMC, enquanto o Senado aprova o candidato do presidente para o Fed
Justiça dos EUA Barra tentou Trump para demitir Lisa Cook do Federal Reserve
Trump primeiro tentou demitir Lisa em 25 de agosto, citando alegações de que ela teria cometido fraude hipotecária.
Lisa, que nega qualquer irregularidade, processou Trump na tentativa de bloquear sua demissão, argumentando que ele não tinha a causa legal necessária para fazê -lo.
Sauer, a seu pedido à Suprema Corte na quinta -feira, disse que “Lisa fez declarações contraditórias em dois contratos hipotecários em pouco tempo, alegando que uma propriedade em Michigan e uma propriedade na Geórgia serviriam simultaneamente como sua principal residência”.
“Cada contrato de hipoteca descreveu a declaração como material para o credor, refletindo a realidade de que os credores geralmente oferecem taxas de juros mais baixas para as principais hipotecas de residência, pois vêem essas hipotecas como menos arriscadas”, escreveu Sauer.
“Quando sua aparente má conduta surgiu, o presidente determinou que a conduta enganosa e potencialmente criminosa de Cook em uma questão financeira ‘o torna inapropriado para continuar servindo no Conselho do Federal Reserve e, pelo menos, demonstra’ o tipo de negligência grave nas transações financeiras que questionam [sua] Competência e confiabilidade como regulador financeiro ”, escreveu Sauer.
Em 9 de setembro, um juiz do tribunal federal em Washington, DC, proibiu Trump de demitir Lisa enquanto o processo que desafiava sua demissão estava naquele tribunal.
O governo Trump então pediu um painel de três juízes do Tribunal Federal de Apelação em Washington para suspender essa ordem e que o Tribunal de Apelações fez isso antes da reunião do FOMC.
O Painel de Apelações, em uma decisão por 2-1 na noite de segunda-feira, recusou esse pedido, permitindo que Cook permaneça em sua posição por enquanto e participe das deliberações do FOMC.
Se Trump, em última análise, pudesse demitir Lisa, ele estaria posicionado para ter nomeado quatro dos sete governadores do Fed.
Na terça -feira, o Senado confirmou por pouco Stephen Miran, dos consultores econômicos da Casa Branca, como governador do Fed. Trump nomeou Miran para servir o restante do mandato do governador do Fed Adriana Kugler, que termina em 31 de janeiro.
Kugler renunciou inesperadamente em agosto, sem dar um motivo.
–
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.