O vice -presidente e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckminclassificado como “estratégico e decisivo” o acordo de livre comércio entre MERCOSUR e o Associação Européia de Livre Comércio (EFTA)assinou nesta terça -feira (16).
O tratado, assinado entre países de mergoss e estados da EFTA – Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça -Stestrens a presença do bloco sul -americano na Europa e abre novas oportunidades de negócios para exportadores brasileiros.
““É um passo estratégico e decisivo em direção à política comercial e do Mergosur do Brasil. O acordo mostra ao mundo que o Brasil está pronto para competir e cooperar em alto nível ”, disse Alckmin.
Com 15 milhões de habitantes e um Conjunto de US $ 1,4 trilhão de US $ 1,4 trilhãoOs quatro países de EFTA aparecem entre os maiores rendimentos per capita do mundo. Para o Brasil, a parceria expande a rede de acordos preferidos em um cenário global do crescente protecionismo.
Alckmin também apontou que a iniciativa vai além do comércio. “A abertura de mercados não é apenas sobre comércio exterior. Trata -se de aumentar a renda da população, fortalecer a indústria e tornar o Brasil mais competitivo no cenário global. É comércio com propósito”, afirmou.
Leia mais:
Mercosur e EFTA assinam um contrato de livre comércio que cobre US $ 4,3 trilhões no PIB
CNI: Mercosur – O acordo EFTTA libera 99% das exportações brasileiras e reforça a presença nos mercados de alto consumo
Termos do Contrato
Pelo tratado, o A EFTA eliminará 100% das taxas de importação em produtos industriais e de pesca. Do lado brasileiro, 97% do comércio bilateral terá liberalização imediatacom margens de proteção mantidas em setores sensíveis. O país também garantiu a exclusão de compras relacionadas a Sus e flexibilidade para políticas de ordem tecnológica e compras do governo.
O texto também inclui capítulos sobre Barreiras técnicasAssim, medidas sanitárias e fitossanitárias e Facilitação do comércioque aumentam a previsibilidade e a transparência.
Secretário de Comércio Exterior do Mdic, Tatiana PrazerresEle enfatizou: “O acordo expandirá as oportunidades para vários setores da economia brasileira, do Agro para a indústria de transformação, reforçando nosso compromisso com um comércio internacional baseado em regras e a busca de um país mais integrado, competitivo e preparado para os desafios do futuro”.
Impactos e oportunidades
De acordo com as estimativas, até 2044 O tratado pode Adicione R $ 2,69 bilhões ao PIBatrair R $ 660 milhões em novos investimentos e aumentar R $ 3,34 bilhões de exportações Brasileiros. Os ganhos serão conduzidos pela eliminação de tarifas industriais no início do termo e por medidas que reduzem as barreiras técnicas.
O capítulo sobre Serviços e investimentos É considerado estratégico. O Suíça É hoje 11º maior investidor estrangeiro direto no Brasilcom estoque de US $ 30,5 bilhõesenquanto o Noruega se destaca como o principal doador do Amazon Fundcom contribuições de R $ 3,4 bilhões.
Entre os setores mais beneficiados estão os de valor alto adicionado. Produtos agro -industriais como Carne, carne de porco e aves, milho, farelo de soja, frutas, café assado, sucos, mel, etanol e fumaça terá acesso preferencial. Na indústria, eles devem ganhar segmentos espaciais como Madeira, polpa, ornamental e semi -anúncios de ferro e aço.
De acordo com Confederação Nacional da Indústria (CNI)os setores com o maior potencial são Alimentos, produtos químicos, máquinas e equipamentos, metalurgia e produtos de metal – Cada um, no entanto, terá que ajustar estratégias devido à demanda, preços e logística.
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings