O Ministério do Comércio de A China alertou o México sobre contratadoApós o Secretário de Economia do México, Marcelo Ebrard, disse na quarta -feira (12) que o país planeja Aumentar tarifas em veículos da Ásia, especialmente da China, de 20% a 50% atuais. O aumento das taxas ainda precisa de aprovação do Congresso e as taxas entrariam em vigor 30 dias depois, disse a autoridade.
“Esperamos que o México seja extremamente cauteloso e pense duas vezes antes de agir”, disse o ministério chinês em comunicado na noite de quinta -feira. “China e México são parceiros de negócios mutuamente importantes”, afirmou o ministério. “Não estamos dispostos a ver a cooperação econômica de ambos os lados afetados por essa situação”.
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“A China tomará as medidas necessárias … para proteger resolutamente seus direitos e interesses legítimos”, diz a declaração da China. Diante de “abuso tarifário dos EUA”, Os países devem proteger o livre comérciodisse a China. “A coerção de terceiros nunca deve sacrificar os interesses de terceiros”.
Acordos de investimento internacional
As tarifas planejadas para o México contra a China fazem parte de uma proposta de orçamento federal mais ampla que afetaria US $ 52 bilhões em importações no país, de acordo com um relatório de The Wall Street Journal.
Nas tensões comerciais atuais com os EUA, as contramedidas da China incluíram restrições à exportação de minerais essenciais para a produção de carros e outras tecnologias avançadas. As empresas chinesas começaram a dominar a cadeia de suprimentos de muitos desses minerais.
O México se beneficia do Acordo dos Estados Unidos-Mixico-Canada (USMCA) para o livre comércio tarifário entre os países. Mas a USMCA, que entrou em vigor em 2020, requer uma parte muito maior dos veículos a serem fabricados na região do que o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA), que o substituiu.
A indústria automobilística mexicana é o maior empregador do país, disse Jorge Guajardo, sócio da Global Advisors Dentons em Washington, DC. Ele é um ex-México-Baixador na China. “Com 50%, as taxas são inferiores às taxas de 60% que a Rússia aplica a carros chineses”, disse Guajardo. “Ainda não vi a China aplicar as mesmas acusações [de coerção] para a Rússia ou Brasil. Suponho que seja um acordo tácito, pois eles entendem que não há apetite no mundo de absorver o excesso de capacidade da China. Em julho, o Brasil anunciou 35% das taxas de importações de carros elétricos.
A oferta excessiva foi uma das razões para a existência do comércio globaldisse uma autoridade chinesa para CNBC No ano passado, acrescentando que, se a China estivesse produzindo muitos carros elétricos, outros países dominariam as exportações globais de gás natural liquefeito, produtos agrícolas e semicondutores de alta qualidade.
Junho de 2022 a julho de 2024, Mais de 20 fabricantes e peças de automóveis chinesas anunciaram mais de US $ 7 bilhões (aproximadamente R $ 27 bilhões) em investimentos no MéxicoDe acordo com a Coalizão para uma América próspera, mas não está claro quantos projetos foram concluídos.

Umplash.
O país latino -americano tem sido o principal destino para exportações de carros na ChinaDe acordo com os dados da Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros divulgados no início deste ano.
“O que é muito importante nos carros chineses é que, muitas vezes, a participação de mercado que eles estão conquistando não vem exatamente das marcas ocidentais. Na verdade, são outras marcas asiáticas. Acho que foi isso que vimos no México”, disse Eugene Hsia, chefe de estratégia de ação da Macquarie Capital.
Mas mesmo com indicações de um aumento de 25% nas tarifas na época, Hsiao disse esperar que “a proposta de valor de muitos desses carros chineses, eu acho, permanecesse intacta, mesmo com algumas dessas tarifas”.
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