Com a tarifa imposta pelos Estados Unidos, a indústria de embalagens de papelão ondulada enfrenta incertezas, especialmente porque a menor demanda no consumo global reduz a necessidade de embalagens. Para comentar sobre os impactos, o Equipe realde Times Brasil – CNBC exclusivo licenciadoEle conversou com Eduardo Mazurkevich, parceiro fundador da Mazurke Emballagens.
“É realmente preocupante porque temos alguns clientes que exportam para os Estados Unidos, e a conseqüência é que eles param ou diminuem esse nível de exportação, gerando uma queda em nossas receitas”, diz Eduardo.
Mazurkevich também explicou que o impacto é indireto, pois a maioria das embalagens produzidas serve empresas brasileiras que exportam seus produtos. Ele ressaltou que, embora não haja crise instalada, há preocupação com a antecipação dos pedidos e a distribuição da demanda no segundo tempo.
Saber mais:
A indústria prevê as exportações pela primeira vez em 21 meses, aponta a CNI
Após a colheita recorde de grãos, o produtor planeja alternativas para o ‘efeito Trump’
“Por enquanto, não há nenhuma crise instalada, mas gera muita preocupação, porque a demanda que deve ser distribuída nos próximos meses foi antecipada devido à corrida de mercado para enviar essas mercadorias”, disse Mazurkevich.
O empresário também comentou sobre o mercado de trabalho do setor: a indústria continua
contratar, mesmo com desafios para encontrar funcionários qualificados. Ele enfatizou a relevância da embalagem de papelão em vários segmentos, de medicamentos a utilitários domésticos, reforçando que qualquer redução na exportação afeta indiretamente o setor.
Segundo Mazurkevich, apesar dos sinais de desafio na economia brasileira, o setor tem estabilidade. “Acredito que nosso setor permanecerá no nível atual, com uma ligeira queda. Talvez a forma de consumo, mas a embalagem não será comprada. Temos preocupações com o cenário atual, mas acredito que suportaremos frutos neste segundo semestre”, explicou.
Além dos efeitos da tarifa, Mazurkevich comentou sobre a sustentabilidade e o crescente uso de papelão ondulado, o que permite reciclagem eficiente e substitui plásticos e metais em vários produtos. Ele ressaltou que essa tendência gera oportunidades de inovação e expansão do setor.
“O papelão ondulado está sendo cada vez mais usado devido à sua fácil reciclagem, coletando este produto e sua regeneração no próprio ambiente. O papelão é certamente a bola da época e tende a aumentar cada vez mais seu consumo”, disse ele.
O empresário também apontou que as multinacionais estão reduzindo o uso de embalagens plásticas, abrindo espaço para soluções mais sustentáveis: “É aí que vemos a oportunidade de investir, inovar e oferecer soluções sustentáveis e ambientalmente amigáveis para o setor”, conclui Mazurkevich.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings