O vice -presidente da República e Ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckminentregue nesta quarta -feira (20) ao presidente da Câmara de Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), a conjunto de propostas focado na defesa das exportações brasileiras tarifas impostas pelos Estados Unidos. Motta prometeu dar prioridade à medida provisória.
Leia mais:
A Tarifa, a Tariff preocupa os EUA; O empresário explica
Entre as medidas prioritárias, Alckmin destacou o Medida provisória do programa mais soberano do Brasil e o Lei complementar (PLP) que expande a reintegrajá em processo no Congresso. “Pedimos urgentemente a esses dois projetos que estabelecem apoio para preservar empregos e a produção de setores afetados pela tarifa de 50%”, disse o vice -presidente.
Pacote legislativo
Além das duas propostas do executivo, Alckmin enfatizou que 15 notas relacionadas ao comércio exterior Eles estão sob revisão na Câmara, 11 deles tratados como acordos internacionais – incluindo um pacto de relevância estratégica com a Índia. Esses acordos abordam tópicos como Evite a dupla administração de bits e estimule os investimentos recíprocos.
Impacto da seção 232 EUA
Alckmin também comentou a recente decisão do Departamento de Comércio dos Estados Unidos para incluir produtos com componentes de aço e alumínio no Seção 232que aplica tarifas uniformes globalmente. Segundo ele, a medida melhora Competitividade da indústria brasileiradado que 6,4% das exportações para os EUA – o equivalente a US $ 2,6 bilhões Em itens como máquinas, motocicletas e equipamentos – eles não são mais tributados em 50% e agora são enquadrados nesta regra do mundo.
“Brasil exporta US $ 40 bilhões por ano para os Estados Unidos. Com essa mudança, uma parte relevante dos produtos que usam aço e alumínio igualdade de condições Com o resto do mundo ”, explicou.
Medidas de estímulo de exportação
O pacote entregue pela Alckmin também inclui:
- R $ 30 bilhões de crédito com juros equalizados para exportadores;
- Criação do Fundo de Garantia de Comércio Exteriorque já existia formalmente, mas sem validade prática;
- Compras do governo com licitação simplificadaválido para união, estados e municípios;
- Extensão para um ano de regime de desvantagem para exportadores com operações frustradas devido a tarifas;
- Reintegracom o retorno de 3% de créditos tributários para empresas médias e grandes e 6% para micro e pequenas empresas.
Prioridade no Congresso
Segundo Alckmin, o prefeito prometeu dar prioridade para o processamento de medida provisória e de PLPinclusive em articulação com o Senado. “Quanto mais rápido for aprovado, melhor. O deputado já estiver em vigor, mas o PLP só será válido após a aprovação do Congresso”, disse ele.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings