O Brasil tem uma das matrizes elétricas mais claras do mundo, com cerca de 90% da geração de fontes renováveis. Esse cenário coloca energia como um dos motores da transição energética no país. Em uma entrevista com Equipe realO senador Kátia Abreu falou sobre o potencial brasileiro no setor e os desafios para avançar ainda mais.
“Sim, ensolarado Brasil, certo? O Brasil é famoso pelas praias, biquínis, carnavais, mas esse sol também produz dinheiro, produz muito mais energia limpa. Quem diria que nosso calor também poderia produzir energia renovável?” – ele disse.
Kátia Abreu disse ao tempo real que a matriz elétrica brasileira já é composta a 90% por fontes renováveis, enquanto a matriz energética como um todo depende de combustíveis fósseis, como petróleo, diesel, gasolina e gás. Ela apontou que barragens hidrelétricas, solar, vento e biogás são hoje pilares da geração limpa.
“Todos os bancos – privados e públicos – estão investindo fortemente em energia solar. Apenas a BNDES financiou recentemente uma empresa da Minas Gerais com 11 plantas, no valor de mais de um bilhão de reais”, disse ele.
O parlamentar acrescentou que o Brasil já ocupa a sexta posição em todo o mundo em investimentos em energia renovável e lidera na América Latina. Ela lembrou que a energia solar, que até recentemente representava 10% da geração, já atinge 23,5%.
Saber mais:
“Se eu tivesse que apontar um vencedor, seria Putin”, diz o historiador, que classifica uma reunião com Trump como “teatro”
‘Balão vazio’: Vinicius Torres Freire vê uma reunião entre Trump e Putin sem resultado concreto
“Temos problemas e gargalos? Temos intermitentes. A solução é o leilão da bateria para armazenar energia nos períodos de maior incidência solar. Isso trará mais credibilidade à energia solar”, disse ele.
Para a equipe real, Katia também alertou sobre os riscos de desperdício de energia renovável devido às sobras da rede, especialmente nos fins de semana, e defendeu mudanças nas medidas provisórias 1300 e 1304 no Congresso para corrigir o problema.
“O consumo de energia crescerá cada vez mais com carros elétricos, data centers e inteligência artificial. Chatgpt, por exemplo, passou o equivalente ao consumo mensal de 1.500 casas nos Estados Unidos em apenas uma hora”, disse ele.
Segundo ela, o desafio brasileiro é garantir energia suficiente para acompanhar essas transformações tecnológicas, mantendo a competitividade e expandindo a matriz limpa. “Hidrelétrico, biogás, placas solares e energia eólica. É isso. É o fardo, mas também tem o bônus. E precisamos procurar soluções”, concluiu.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings